MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

APP do SUS vai monitorar coronavírus com tecnologia de Google e Apple

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira, 31, que o aplicativo do SUS dedicado ao coronavírus terá uma nova ferramenta para monitorar o avanço da covid-19: o app vai alertar, pelo celular, caso você tenha tido contato com pessoas que testaram posi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.07.2020, 16:32:00 Editado em 31.07.2020, 16:40:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira, 31, que o aplicativo do SUS dedicado ao coronavírus terá uma nova ferramenta para monitorar o avanço da covid-19: o app vai alertar, pelo celular, caso você tenha tido contato com pessoas que testaram positivo para a doença. O recurso usa uma tecnologia do Google e da Apple, que anunciaram em abril um programa amplo de colaboração para que suas plataformas móveis, respectivamente, Android e iOS possam 'conversar' para rastrear a disseminação do vírus.

continua após publicidade

A ferramenta para Android já está disponível a partir desta sexta no Brasil e a versão iOS será disponibilizada na loja de aplicativos da Apple nos próximos dias. A tecnologia do Google e da Apple já está sendo usada em 15 países, entre eles Alemanha, Canadá e Uruguai - o Brasil é o segundo país da América Latina a recebê-la.

Basicamente a função permite que aplicativo Coronavírus-SUS envie alertas aos usuários que possivelmente tiveram contato com alguém infectado nas últimas horas - se você pegou um ônibus e sentou ao lado de uma pessoa infectada, por exemplo, receberá uma notificação informando sobre o contato e com orientações sobre os sintomas e sobre quando procurar um serviço de saúde. A notificação é feita em até 24 horas e considera pessoas que estiveram próximas do usuário nos últimos 14 dias, período de incubação do vírus.

continua após publicidade

Para um smartphone perceber a presença do outro - e assim saber se ouve contato com alguém infectado - a ferramenta usa a tecnologia Bluetooth que é voltada principalmente à comunicação sem fio em curtas distâncias, o que seria ainda mais preciso que projetos que utilizam torres de telefonia celular. A tecnologia não identifica a localização exata, mas consegue medir aproximadamente a faixa de distância entre um celular e outro. O app do Ministério da Saúde vai reconhecer especificamente contatos próximos a uma distância de 1,5 a 2 metros e por um tempo mínimo de cinco minutos.

Essa identificação só é feita entre smartphones que possuam o aplicativo instalado. Para receber os alertas, também é preciso ter o aplicativo do SUS no celular. Segundo o Ministério da Saúde, a ferramenta já está disponível para cerca de 10 milhões de dispositivos móveis que têm o aplicativo Coronavírus-SUS.

A plataforma depende da colaboração dos usuários: para a identificação dos casos, os próprias pessoas com diagnóstico de covid-19 devem registrar o resultado do teste no aplicativo, a partir de um código de números.

continua após publicidade

Privacidade

Ferramentas desse tipo levantam discussões sobre vigilância e privacidade de usuários. Segundo o Ministério da Saúde, o aplicativo conserva a privacidade tanto do paciente infectado como da pessoa que recebe a notificação da possível exposição com alguém infectado. A notificação avisa apenas que usuário teve contato com uma pessoa contaminada, mas não informa quando foi e nem onde.

Ainda sendo o órgão, o app não rastreia os movimentos da pessoa testada positiva e não tem acesso à identidade dos usuários - o Ministério também afirma que não tem acesso a nenhuma informação pessoal, como CPF, nome ou número de telefone, e que nenhum dado de geolocalização, incluindo dados de GPS, é coletado.

Além disso, a pasta informa que todos os dados são criptografados e salvos localmente no smartphone, metodologia utilizada pela Apple em seus processos de privacidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "APP do SUS vai monitorar coronavírus com tecnologia de Google e Apple"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!