MAIS LIDAS
VER TODOS

"Anhangá"

Após sobreviver a incêndio no Pantanal, animal raro ganha fama mística

O que torna o encontro com o animal raro mais especial, é que ele surgiu exatamente no dia em que as chamas no Pantanal foram apagadas pela chuva

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.11.2023, 15:52:50 Editado em 29.11.2023, 15:52:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O fotógrafo de natureza e guia de safari Fábio Paschoal fez um registro raro no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Após vários dias sob uma intensa queimada, um filhote de veado-campeiro albino foi flagrado pelo profissional.

continua após publicidade

Inclusive, o que torna o encontro ainda mais especial, é que ele ocorreu no dia em que as chamas foram apagadas pela chuva. Segundo o fotógrafo, há uma lenda de um espírito poderoso brasileiro, chamado Anhangá, que protege as matas, rios e animais selvagens.

O que torna a história ainda mais interessante é que, segundo crenças, a entidade costuma surgir como um veado branco e de olhos vermelhos. Exatamente com as mesmas características que a do animal que Fábio encontrou.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Desmatamento ilegal da Mata Atlântica reduz 64% no Paraná em 2023

"A gente viu ele logo depois das chuvas apagarem a maior parte dos focos de incêndio aqui do Pantanal. E depois que ele apareceu, as chuvas continuaram a vir e agora a gente não tá mais sob ameaça do fogo, dos focos de incêndio", disse o guia em uma entrevista ao G1.

Ainda segundo o profissional, o pequeno cervo estava acompanhado da mãe. "Por enquanto ele está bem. A gente espera muito que a gente possa ver ele crescer, o Anhangá crescer e se transformar num veado-campeiro adulto, a gente torce muito por ele!", assinala.

continua após publicidade

Não foi a primeira vez

Paschoal disse que esse foi o segundo encontro entre ele e o animal.

O primeiro deles aconteceu em outubro. Um biólogo explicou que o veado nasceu com uma mudança genética e por isso, não produz melanina, que é o pigmento do corpo que dá a cor a pele. A alteração não permite que o veado se camufle e pode dificultar sua sobrevivência.

O fotógrafo disse que aproveitou a trégua no incêndio para tentar achar o quadrúpede raro e obteve sucesso. "Depois de procurar por um tempo, a gente achou. Ele se destaca muito por ser branco. Foi incrível, é um bicho único, muito raro de se ver animais albinos na natureza", celebrou Fábio.

continua após publicidade

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Após sobreviver a incêndio no Pantanal, animal raro ganha fama mística"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!