Cotidiano

Após quase 3 anos, governo oficializa hoje contratações do 'Médicos pelo Brasil'

Da Redação ·

O governo federal oficializa nesta segunda-feira (18) a contratação dos primeiros profissionais pelo programa Médicos pelo Brasil, que substituirá gradativamente o Mais Médicos. O recrutamento de médicos vem quase três anos após o lançamento do programa, anunciado em 1º de agosto de 2019.

continua após publicidade

A apresentação dos primeiros credenciados será feita em cerimônia no Palácio do Planalto marcada para as 17h desta segunda-feira, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Um dos marcos do governo Dilma Rousseff (PT), o Mais Médicos foi criado em 2013 para atender regiões do País com baixa cobertura médica a partir da possibilidade de contratar estrangeiros sem revalidação do diploma. A participação de profissionais cubanos, uma tônica do projeto, foi duramente criticada por Bolsonaro na campanha de 2018.

continua após publicidade

O Médicos pelo Brasil também prevê a entrada de médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior, mas apenas mediante a aprovação no exame Revalida, que dá valor legal ao diploma de outro país.