MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Apenas metade das crianças em São Paulo foi vacinada contra poliomelite neste ano

Às vésperas do encerramento de campanhas de vacinação, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, informou na quinta-feira, 12, que a taxa de cobertura vacinal tem o pior resultado dos últimos anos no Estado de São Paulo. Para poliomielite, a adesã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.11.2020, 10:20:00 Editado em 13.11.2020, 10:27:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Às vésperas do encerramento de campanhas de vacinação, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, informou na quinta-feira, 12, que a taxa de cobertura vacinal tem o pior resultado dos últimos anos no Estado de São Paulo. Para poliomielite, a adesão de crianças de 1 a 5 anos está em apenas 52,4%. A meta era proteger pouco mais de 2 milhões de crianças, que representam 95% do público-alvo.

continua após publicidade

"Uma taxa de 48% para pólio é uma ameaça de morte e de paralisia infantil para as nossas crianças", disse Gorinchteyn em coletiva realizada ao meio-dia.

No fim da tarde, a secretaria atualizou o número para 52,4%. "Temos de vacinar. Um país que vacina é um país desenvolvido. E ela, sim, que vai garantir que crianças, adultos e idosos deixem de morrer."

continua após publicidade

Segundo o secretário, o Estado já havia constatado queda de adesão nos últimos "dois ou três anos", mas "este ano as taxas se mostraram ainda piores".

Multivacinação

Já a campanha de multivacinação, que teve início no dia 5 de outubro, atingiu 70,3% das crianças com menos de um ano. Este número sofre redução significativa entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, com apenas 47,6% de cobertura.

continua após publicidade

A iniciativa tem como objetivo atualizar as cadernetas vacinais, aplicando doses em eventuais situações de atraso ou necessidade de reforço. Entre as vacinas ofertadas estão a BCG e a pentavalente, que previnem doenças como tuberculose, hepatite B e coqueluche.

Prorrogação

As campanhas estavam previstas para acabar nesta sexta, 13, mas o governo do Estado estuda a prorrogação por causa do baixo resultado até o momento.

continua após publicidade

"Nossa meta é atingirmos 95% das crianças. Não podemos conceber que isso seja menor", afirmou Gorinchteyn.

As campanhas já haviam sido prorrogadas no fim de outubro, quando só 39,6% do público-alvo havia comparecido aos postos de saúde.

A meta do governo de São Paulo é imunizar 2,2 milhões de crianças contra a doença. Já a de multivacinação engloba 14 tipos de imunizantes que protegem contra 20 enfermidades, entre elas tuberculose, tétano e hepatite B.

Pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos 5 mil postos de saúde localizados na cidades do Estado com a carteira de vacinação em mãos. Lá, um profissional avalia quais doses precisam ser aplicadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Apenas metade das crianças em São Paulo foi vacinada contra poliomelite neste ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!