MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Anvisa recomenda flexibilização de regras para entrada de pessoas vindas da Ucrânia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo federal a flexibilização das regras para receber todas as pessoas que vierem ao Brasil em fuga da guerra na Ucrânia.Em nota técnica enviada à Casa Civil, o órgão fez recomendações p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2022, 21:50:00 Editado em 03.03.2022, 21:56:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo federal a flexibilização das regras para receber todas as pessoas que vierem ao Brasil em fuga da guerra na Ucrânia.

continua após publicidade

Em nota técnica enviada à Casa Civil, o órgão fez recomendações para a entrada de brasileiros por voos de repatriação ou por meios diferentes, como voos civis.

Para casos de repatriação, a agência sugeriu a dispensa do comprovante de vacinação contra covid-19, de testagem pré-embarque e do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

continua após publicidade

A Anvisa recomendou também uso de máscaras de proteção por todos os viajantes, inclusive pela tripulação, preferencialmente os modelos PFF2 ou N95, durante todo o voo. A tripulação deve estar com esquema vacinal completo contra covid-19 e realizar teste para rastreio da infecção pelo vírus previamente ao embarque no Brasil. Caso os passageiros apresentem sintomas de Covid-19 durante o voo ou testem positivo para identificação do Sars-Cov-2, devem ser acomodados mantendo distanciamento dos demais passageiros. Os não vacinados devem fazer quarentena na cidade de destino final.

Em relação aos voos convencionais, a agência sugeriu realização de quarentena pelos não vacinados na cidade de destino final; preenchimento da DSV, quando possível; e manutenção das medidas não farmacológicas, em especial o uso de máscaras faciais, preferencialmente do tipo N95 ou do tipo PFF2.

O órgão ponderou ainda que os testes de covid não são obrigatórios, mas devem ser feitos sempre que possível, e que a vacinação deve ser oferecida aos não imunizados.

"A Agência reconhece a situação excepcional fundada em notória situação humanitária decorrente de estado de guerra em curso. Nesse cenário, a prioridade máxima deve se voltar ao acolhimento e ao resgate imediato das pessoas provenientes das regiões de conflito", argumenta a Anvisa na nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Anvisa recomenda flexibilização de regras para entrada de pessoas vindas da Ucrânia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!