Mais lidas

    Cotidiano

    CoronaVac

    Anvisa investiga frascos de vacina com menos doses

    Anvisa investiga frascos de vacina com menos doses
    Foto por TV Globo / Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 15.04.2021, 15:32:53 Editado em 15.04.2021, 15:33:04
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apura a causa de frascos da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, contarem com menos doses que o indicado pelos fabricantes.

    As primeiras denúncias de “falta de doses” estavam relacionadas ao imunobiológico produzido pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo. Contudo, a agência também recebeu relatos da mesma falha na vacina de Oxford — as doses são produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, mas o governo também importou o insumo.

    Nesta semana, o Ministério da Saúde orientou que estados e municípios registrem no formulário técnico quando os frascos não renderem o volume de doses sinalizado pelos fabricantes.

    A pasta recomendou que a Anvisa apure as possíveis falhas. Inicialmente, a agência trabalha com todas as hipóteses para verificar a origem do problema. Os frascos com doses insuficientes teriam sido distribuídos em março e abril.

    Ao menos 15 estados e o Distrito Federal denunciaram esse tipo de problema na vacinação. Os frascos teriam uma quantidade menor do que a necessária para 10 aplicações.

    Em nota, a Anvisa apontou ter observado um “aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas”. “Estes relatos estão sendo investigados com prioridade pela área de fiscalização”, informa o texto.

    Segundo a agência, a situação é considerada de “baixo risco”, “por não haver risco de óbito, de causar agravo permanente nem temporário”.

    “No entanto, todas as hipóteses estão sendo avaliadas para que se verifique a origem do problema e não haja prejuízos à vacinação em curso no país”, finaliza a nota.

    Com informações: Metrópoles

    Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Anvisa investiga frascos de vacina com menos doses"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.