MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Anvisa: Butantan faz novo pedido para uso de Coronavac na faixa entre 3 a 17 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um novo pedido do Instituto Butantan para o uso da vacina Coronavac em crianças e adolescentes, na quarta-feira, 15. Essa é a segunda vez que o parceiro do laboratório chinês Sinovac pede a aplic

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2021, 13:12:00 Editado em 16.12.2021, 13:24:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um novo pedido do Instituto Butantan para o uso da vacina Coronavac em crianças e adolescentes, na quarta-feira, 15. Essa é a segunda vez que o parceiro do laboratório chinês Sinovac pede a aplicação do imunizante na faixa etária dos 3 aos 17 anos. A primeira requisição, feita em julho, foi negada pela limitação de dados dos estudos.

continua após publicidade

A Agência informou que tem até 30 dias para avaliar se autoriza ou não a inclusão do público na bula. A decisão será baseada em pesquisas que atestem a segurança e eficácia da vacina contra a covid-19 - estudos que podem ser feitos no Brasil ou em outros países.

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) declarou, em nota, esperar que a agência tome uma decisão ainda neste mês. "Não há razão para uma protelação tão longa", afirmou. "Nós confiamos na Anvisa, mas é hora de se tomar uma decisão antes das férias de Natal e Ano Novo. Lembrando que países vizinhos já estão vacinando nesta faixa", acrescentou.

continua após publicidade

Na semana passada, Doria anunciou ter reservado um estoque de 12 milhões de doses da Coronavac para vacinar os mais novos. A meta do governo paulista é iniciar a aplicação do imunizante em menores de 18 anos logo que o órgão comunique a aprovação.

Eficácia e segurança

No início deste mês, o Butantan informou que estudos de cinco países (China, África do Sul, Chile, Malásia e Filipinas) atestam a segurança e eficácia da Coronavac na faixa etária. Os testes avaliaram o imunizante em mais de duas mil pessoas, de seis meses a 17 anos, declarou.

continua após publicidade

Com os resultados das pesquisas, conforme o instituto brasileiro, a vacina do Butantan e Sinovac já é usada em crianças e adolescentes em diversos países. Entre eles, China, Hong Kong, Chile, Equador, El Salvador, Colômbia, Indonésia e Camboja.

No Coronavac Symposium, também em dezembro, o presidente da Sinovac Weidong Yin disse que a vacina funciona e é segura para os mais jovens. "O uso (da Coronavac) na Malásia e no Camboja, onde foi aprovada para crianças a partir de três anos de idade, com dose completa, demonstra total segurança", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Anvisa: Butantan faz novo pedido para uso de Coronavac na faixa entre 3 a 17 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!