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ANS: reclamações contra planos de saúde caem pelo segundo mês seguido em setembro

As reclamações de usuários de planos de saúde caíram pelo segundo mês seguido e chegaram a 30.706 em setembro, um recuo de 1,81% ante as 31.272 reclamações registradas em agosto deste ano, segundo análise do Estadão/Broadcast feita com base nos dados públ

Beatriz Capirazi (via Agência Estado)

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Escrito por Beatriz Capirazi (via Agência Estado)
Publicado em 09.10.2024, 08:37:00 Editado em 09.10.2024, 08:43:57
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As reclamações de usuários de planos de saúde caíram pelo segundo mês seguido e chegaram a 30.706 em setembro, um recuo de 1,81% ante as 31.272 reclamações registradas em agosto deste ano, segundo análise do Estadão/Broadcast feita com base nos dados públicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No ano, esse é o segundo mês com o menor número de reclamações, perdendo apenas para fevereiro, em que foram computadas 28.384 reclamações.

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Na comparação com setembro do ano passado, houve uma alta de 4,21% nas reclamações. No acumulado do ano, foram registradas 290.445 reclamações até setembro, uma alta de 13,09% em relação as 256.828 reclamações registradas no mesmo período de 2023. O número total de reclamações nestes nove primeiros meses do ano ainda supera o montante total de todo o ano de 2021, por exemplo, quando foram registradas 188.334 reclamações.

O cálculo tem como base as Notificações de Intermediação Preliminar (NIP), classificadas como reclamações pela ANS e um instrumento usado para intermediar e solucionar conflitos entre consumidores e prestadores de serviços antes que elas se transformem em disputas judiciais ou procedimentos mais complexos.

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No momento em que um consumidor ou beneficiário enfrenta um problema com seu plano de saúde, por exemplo, uma negativa de cobertura para um procedimento médico, ele pode recorrer à ANS ou a outros órgãos competentes. A NIP é então emitida como uma forma de notificar formalmente a operadora do plano sobre a reclamação, dando-lhe um prazo para responder e resolver a questão diretamente com o reclamante

Operadoras

Assim como no mês anterior, Bradesco Saúde voltou a liderar as reclamações de beneficiários de planos de saúde contra operadoras de grande porte em setembro, com 3.102 queixas, um recuo de 8,82% em relação as 3.402 reclamações do mês anterior.

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As queixas envolvem desde a cobertura dos planos, seus contratos e regulamentos, assim como queixas quanto as mensalidades e reajustes. A companhia é controlada pelo Bradesco Seguros, que entrou no segmento hospitalar em 2021. Do total de reclamações contra a empresa, 2.763 são referentes a cobertura dos planos.

Em segundo lugar no ranking, aparece Unimed do Estado do Rio de Janeiro, com 3.029 reclamações. NotreDame Intermédica, que se fundiu a Hapvida em 2022 ocupa o terceiro lugar e conta com 2.503 reclamações.

SulAmérica, da Rede D'Or, aparece em quarto lugar do ranking, com 2.128 reclamações, seguida pela Amil, que anunciou uma fusão com a Dasa neste ano, no quinto lugar, com 1.962 reclamações.

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Hapvida aparece em sexto, com 1.843 reclamações; seguida por Unimed Nacional, com 1.355 reclamações; Unimed Belo Horizonte, com 582 reclamações; Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, com 535 reclamações; e Unimed Seguros Saúde em décimo, com 476 reclamações no mês.

Na comparação anual, Bradesco Saúde segue como o líder em reclamações, com 32.692 queixas, seguido por NotreDame Intermédica em segundo lugar, com 26.812 reclamações, e Unimed Rio de Janeiro em terceiro, com 10.952 reclamações.

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