MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Amazonas volta a bater recorde de internações e cogita novo hospital de campanha

O Amazonas voltou a bater recorde de internações pelo novo coronavírus em um único dia, no domingo, 27, com 95 novas hospitalizações. É o maior número de internações em um dia desde maio, quando foram registradas 82 hospitalizações. O Estado chegou a anun

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2020, 16:47:00 Editado em 29.12.2020, 09:48:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Amazonas voltou a bater recorde de internações pelo novo coronavírus em um único dia, no domingo, 27, com 95 novas hospitalizações. É o maior número de internações em um dia desde maio, quando foram registradas 82 hospitalizações. O Estado chegou a anunciar medidas mais restritivas para o comércio para conter a transmissão do vírus, mas recuou após protestos do setor. O governo cogita também abrir um novo hospital de campanha para dar conta da demanda.

continua após publicidade

Segundo o boletim diário da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), houve aumento de 61% no número de internados, entre os dias 1º e 25 de dezembro. Para abrir novos leitos para pacientes, a Secretaria de Estado de Saúde tem reorganizado as unidades da rede pública.

Atualmente, o hospital de referência Delphina Aziz, em Manaus, opera com mais de 92% dos leitos de UTI destinados à covid-19 ocupados. Nos próximos dias, o número de leitos vai aumentar ainda mais e deve chegar a 150. Além disso, os hospitais 28 de Agosto e Platão Araújo também passaram a ter leitos destinados a pacientes com coronavírus.

continua após publicidade

Já os pacientes de outras doenças que estavam internados nesses hospitais foram realocados para o Hospital e Fundação Adriano Jorge, Hospital Universitário Getúlio Vargas, além de outras unidades incluídas no planejamento. A previsão é de que, nos próximos 20 dias, a rede pública de saúde receba maior pressão, e um novo pico da pandemia já é esperado.

O governo do Amazonas já discute, inclusive, a possibilidade de implantar um novo hospital de campanha em parceria com o governo federal para ampliar o atendimento. O Estadão entrou em contato com a SES-AM para saber mais detalhes sobre essa medida, mas ainda não obteve retorno.

Além do hospital de campanha, o Estado também pretende credenciar novos leitos na rede privada para atender à demanda da rede pública, embora os principais hospitais particulares já tenham comunicado oficialmente que estão com 100% dos leitos ocupados.

continua após publicidade

De acordo com o chefe da Infectologia da Unesp, Alexandre Barbosa, o índice de propagação do coronavírus está alto e já é praticamente igual ao dos primeiros meses da pandemia. O principal fator é o descumprimento das medidas de proteção: evitar aglomerações, além do uso de máscaras e do álcool em gel.

"Uma hora ou outra, a conta chega. Quanto mais aglomerações, mais pessoas próximas - sem uso de máscara, é mais fácil a transmissão. O R, que é o índice de transmissão, está praticamente igual ao que a gente viu nos primeiros meses. Essa situação no Amazonas é o reflexo da banalização das regras de prevenção, que infelizmente acontece no Brasil e que vai nos levar a um número maior de óbitos", disse.

O Amazonas chegou a 196.436 casos confirmados e o total de óbitos aumentou para 5.190, de acordo com boletim divulgado no último domingo, 27.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Amazonas volta a bater recorde de internações e cogita novo hospital de campanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!