MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Alta mortalidade de mamíferos marinhos acende alerta sobre gripe aviária

A gripe aviária já provocou a morte de milhares de focas e leões-marinhos em diferentes partes do mundo, causando perturbações nos ecossistemas onde esses animais são predadores perto do topo da cadeia alimentar. As mortes desses mamíferos acendem o alert

Associated Press (via Agência Estado)

·
Escrito por Associated Press (via Agência Estado)
Publicado em 22.03.2024, 17:29:00 Editado em 22.03.2024, 17:35:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A gripe aviária já provocou a morte de milhares de focas e leões-marinhos em diferentes partes do mundo, causando perturbações nos ecossistemas onde esses animais são predadores perto do topo da cadeia alimentar. As mortes desses mamíferos acendem o alerta para possíveis mutações do vírus, que podem afetar outras espécies, incluindo humanos.

continua após publicidade

Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, "a perda de vida selvagem na escala atual apresenta um risco sem precedentes de colapso da população de vida selvagem, criando uma crise ecológica".

O surto global da doença que começou em 2020 levou à morte de milhões de aves domésticas e se espalhou para a vida selvagem.

continua após publicidade

O vírus foi detectado em focas nas costas leste e oeste dos Estados Unidos, onde mais de 300 morreram.

A situação é ainda mais grave na América do Sul, onde mais de 20 mil leões-marinhos morreram no Chile e no Peru, além de elefantes-marinhos na Argentina.

Na região, as focas nunca tinham tido contato com a doença, assim como na Antártida, onde foi detectada pela primeira vez em fevereiro.

Muitas espécies afetadas têm populações relativamente estáveis, mas cientistas se preocupam com a possibilidade de o vírus se espalhar para animais mais ameaçados. Fonte:Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Alta mortalidade de mamíferos marinhos acende alerta sobre gripe aviária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!