MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Alta de casos da covid faz PR adotar toque de recolher à noite; medida funciona?

O governo do Paraná impôs toque de recolher noturno na região leste do Estado em resposta à escalada de casos de covid-19 que sobrecarrega o sistema de saúde de Curitiba, região metropolitana e litoral. Medida semelhante também foi adotada por autoridades

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2020, 12:16:00 Editado em 02.12.2020, 12:23:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo do Paraná impôs toque de recolher noturno na região leste do Estado em resposta à escalada de casos de covid-19 que sobrecarrega o sistema de saúde de Curitiba, região metropolitana e litoral. Medida semelhante também foi adotada por autoridades na Europa durante a pandemia. Ordenar que a população permaneça em casa à noite ajuda a frear a disseminação do coronavírus?

continua após publicidade

Especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam que essa medida pode ser eficaz, mas precisa ser acompanhada por outras ações. Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, afirma que locais como bares e restaurantes, que têm movimentação à noite, são espaços de aglomeração que poderiam disseminar o vírus. "Temporariamente, o toque de recolher pode diminuir os casos. Se as pessoas têm contato mínimo, não há como transmitir. Mas não adianta fazer um fechamento rigoroso e depois voltar tudo ao normal", explica Granato, afirmando que os resultados de um possível toque de recolher no número de casos e óbitos apareceriam depois de duas semanas.

Para Domingos Alves, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, o toque de recolher pode reverter a curva de casos e mortes. Mas a testagem, o rastreamento e o isolamento deveriam ocorrer em paralelo. "Em Curitiba, uma moça foi para uma balada, pegou o vírus e transmitiu para 18 pessoas, duas já foram a óbito", diz ele, lembrando um caso ocorrido na capital paranaense.

continua após publicidade

"Se uma testagem identificasse essa menina e ela ficasse isolada, a rede de contato dela seria interrompida", diz Alves. Para ele, a testagem em massa seria mais eficaz do que restringir segmentos econômicos dos municípios, incluindo aí a possibilidade de fechamento do comércio.

Na Itália, medida motivou protestos nas ruas

Países da Europa como Portugal, Itália e França adotaram o toque de recolher a partir de outubro, quando a segunda onda da doença se espalhou pelo continente. Após recorde de infecções em um dia - 20 mil em 24 horas -, o governo italiano voltou a adotar medidas mais rigorosas.

continua após publicidade

"O objetivo é claro: manter a curva de contágio sob controle, pois é a única maneira de controlar a pandemia sem sermos submersos", explicou o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. As medidas, porém, não foram bem recebidas e manifestantes de extrema direita protestaram contra o toque de recolher e entraram em confronto com a tropa de choque no centro histórico de Roma.

"Isso vai nos destruir", disse à AFP Augusto d'Alfonsi, dono de um restaurante na capital. "Já perdemos 50% dos nossos clientes este ano. Sem ajuda do governo, estamos acabados", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Alta de casos da covid faz PR adotar toque de recolher à noite; medida funciona?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!