Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
CLIMA

Alerta: ciclone intenso deve atingir o Sul do Brasil com ventos de até 100 km/h

Projeções indicam cenário de "grande perigo" entre terça e quarta-feira, com risco de tempestades severas, segundo o MetSul

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Alerta: ciclone intenso deve atingir o Sul do Brasil com ventos de até 100 km/h
Autor A queda acentuada da pressão atmosférica deve gerar rajadas de vento entre 80 km/h e 100 km/h - Foto: Freepik

A formação de um intenso ciclone extratropical no Rio Grande do Sul coloca a Região Sul em alerta máximo para o início da próxima semana. De acordo com a MetSul Meteorologia, modelos numéricos projetam um cenário de grande perigo entre terça-feira (9) e quarta-feira (10), combinando tempestades severas, granizo e ventos com potencial destrutivo.

-LEIA MAIS: Mulher é arrastada pela correnteza e desaparece no mar em Matinhos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A queda acentuada da pressão atmosférica deve gerar rajadas de vento entre 80 km/h e 100 km/h, atingindo principalmente o Sul e o Leste gaúcho. O fenômeno também deve provocar ondas de tempestades que avançarão para partes do Centro-Oeste e Sudeste do país.

O processo de ciclogênese (formação do ciclone) começa na terça-feira (9), resultante da interação entre uma área de baixa pressão vinda do Oceano Pacífico e outra situada no Paraguai.

Terça-feira (9): O sistema se forma entre o RS e o Uruguai. A instabilidade se espalha rapidamente, com risco de "supercélulas" de tempestade e vendavais localizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarta-feira (10): O ciclone deve se posicionar na costa gaúcha com grande intensidade. É esperado o pico dos ventos, com rajadas contínuas.

Quinta-feira (11): O sistema começa a se afastar rapidamente em direção ao alto-mar, embora ainda possa provocar ventos na madrugada no Leste do RS.

A MetSul alerta para ventos ciclônicos constantes entre 60 km/h e 80 km/h na maior parte do território gaúcho. Nas áreas mais afetadas (Sul e Leste), as rajadas podem superar os 100 km/h. Há um risco elevado de interrupção no fornecimento de energia elétrica, afetando um grande número de consumidores, especialmente na área de concessão da CEEE Equatorial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da ventania, o sistema traz chuvas torrenciais. Acumulados de 50 mm podem ocorrer em poucas horas, com volumes totais variando entre 100 mm e 200 mm em pontos próximos ao centro do ciclone.

Pressão atmosférica atípica

Os modelos internacionais, como o GFS (americano) e o ECMWF (europeu), indicam uma queda de pressão atmosférica incomum para esta época do ano, podendo atingir valores próximos a 980 hPa no centro do sistema junto à costa. Quanto menor a pressão, mais intenso tende a ser o ciclone.

A meteorologia ressalta que, embora haja consenso nos modelos sobre a formação do fenômeno, a trajetória exata e a intensidade final podem sofrer ajustes nos próximos dias. A recomendação é acompanhar as atualizações diárias da previsão do tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PARANÁ

As chuvas também serão intensas em Santa Catarina e no Paraná, onde as rajadas devem superar 60 km/h durante a tarde, exigindo atenção redobrada da população.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline