MAIS LIDAS
VER TODOS

INTERNACIONAL

Ajuda a Gaza chega à fronteira, mas não há previsão de entrega

A cidade de Rafah é a única passagem para chegar a Gaza, no entanto na noite desta segunda-feira (16) aconteceu um bombardeio no local

Da Redação

·
Pelo menos 49 pessoas foram mortas em bombardeio israelense durante a noite em Rafah
Icone Camera Foto por reprodução/Gov BR
Pelo menos 49 pessoas foram mortas em bombardeio israelense durante a noite em Rafah
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.10.2023, 11:39:32 Editado em 17.10.2023, 11:39:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Caminhões de ajuda egípcios se aproximaram nesta terça-feira (17) da única passagem para Gaza que não é controlada por Israel. No entanto, não há acordo para a entrega de ajuda e, com o lado palestino ainda fechado devido aos ataques, não está definido quando eles poderão passar.

continua após publicidade

Pelo menos 49 pessoas foram mortas em bombardeio israelense durante a noite em Rafah, onde fica a passagem, e na cidade vizinha de Khan Younis, informou o Ministério do Interior de Gaza.

Algumas pessoas com dupla cidadania, que se reuniram nos últimos dias aguardando a abertura da passagem de Rafah, começaram a se aproximar da fronteira nesta terça-feira, mas muitas disseram que estavam se afastando devido aos ataques aéreos.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Bomba explode perto de abrigo de brasileiros em Gaza

Após nove horas de negociações, o secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, disse nesta terça que havia concordado com Israel "em desenvolver um plano" para levar ajuda a Gaza.

O Egito afirma que a passagem de Rafah, uma ponte vital antes dos combates e agora uma rota fundamental para suprimentos extremamente necessários para o enclave palestino sitiado por Israel, não foi oficialmente fechada, mas tornou-se inoperante devido aos ataques aéreos israelenses no lado de Gaza.

continua após publicidade

Cerca de 160 caminhões saíram hoje de al-Arish, na península do Sinai, no Egito, onde centenas de toneladas de ajuda estavam aguardando um acordo sobre a entrega.

Ahmed Salem, da Sinai Foundation, afirmou que os caminhões que se dirigiam à fronteira continham ajuda egípcia e que o apoio internacional permanecia em depósitos em al-Arish.

Salem e outra fonte de segurança disseram que o Egito consertou as estradas dentro da passagem, que haviam sido danificadas pelos ataques israelenses.

continua após publicidade

Israel iniciou intenso bombardeio e cerco a Gaza após um ataque devastador dos militantes islâmicos do Hamas em 7 de outubro.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Os 2,3 milhões de habitantes do território ficaram sem energia elétrica, levando os serviços de saúde e de água à beira do colapso, e o combustível para os geradores dos hospitais está acabando. Centenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas.

Um porta-voz da ONU informou na segunda-feira (16) que não houve progresso na abertura de Rafah e que os combates nas estradas essenciais para a entrega de ajuda dificultavam a operação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ajuda a Gaza chega à fronteira, mas não há previsão de entrega"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!