MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

AIE vê ritmo acelerado para alcance da meta de energia renovável da COP28

A expansão da capacidade de energia renovável tem sido intensa e abre uma oportunidade real para que a meta definida na conferência sobre mudanças climáticas COP28, no ano passado, possa se materializar. Com a dinâmica atual, será possível aumentar a capa

Patricia Lara, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Patricia Lara, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 11.01.2024, 07:35:00 Editado em 11.01.2024, 07:38:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A expansão da capacidade de energia renovável tem sido intensa e abre uma oportunidade real para que a meta definida na conferência sobre mudanças climáticas COP28, no ano passado, possa se materializar. Com a dinâmica atual, será possível aumentar a capacidade em duas vezes e meia até 2030. Ainda não é suficiente para o alcance integral da meta, que é a de triplicar esse uso. Mas os governos têm ferramentas para ajudar a preencher a lacuna. A constatação é da Agência Internacional de Energia em relatório divulgado, nesta quinta-feira. A agência avalia que os países adicionaram 50% de capacidade renovável em 2023 na comparação com 2022 e o crescimento será ainda mais rápido nos próximos 5 anos. A capacidade atingiu quase 510 gigawatts (GW), com a energia solar fotovoltaica respondendo por três quartos das adições em todo o mundo, de acordo com Renewables 2023, a última edição do relatório anual de mercado da AIE sobre o tema. O maior crescimento ocorreu na China. O país asiático implantou sozinho em 2023 a mesma quantidade de energia fotovoltaica adicionada ao sistema por todas as nações em 2022. O aumento da capacidade de energia renovável na Europa, Brasil e Estados Unidos também marcou níveis recordes, diz a agência. A análise mais recente é a primeira avaliação abrangente da implantação global de energia renovável. O relatório mostra que, sob as políticas e condições de mercado atualmente vigentes, espera-se agora que a capacidade global de energia renovável aumente para 7.300 GW durante o período 2023-28. A energia solar fotovoltaica e a eólica serão responsáveis por 95% da expansão, com as energias renováveis ultrapassando o carvão para se tornarem a maior fonte de energia global para geração de eletricidade até o início de 2025. Mas apesar do crescimento sem precedentes nos últimos 12 meses, o mundo precisa ir mais longe para triplicar a capacidade até 2030, o que os países concordaram em fazer na COP28, de acordo com o documento. "O desafio mais importante para o mundo internacional está em aumentar rapidamente o financiamento e a implantação de energias renováveis na maioria dos países emergentes e economias em desenvolvimento, sendo que muitas estão sendo deixadas para trás na nova economia energética. O sucesso em atingir a meta para triplicar o uso dependerá disso", disse o diretor executivo da agência, Fatih Birol.

continua após publicidade
Biocombustíveis

Em 2023, o papel dos biocombustíveis também ganhou destaque, observa o relatório. As economias emergentes, lideradas pelo Brasil e pela Índia, deverão impulsionar 70% da demanda global nos próximos cinco anos, à medida que os biocombustíveis começarem a mostrar o seu verdadeiro potencial em setores com dificuldade para reduzir o uso de energias altamente poluentes, como o das viagens aéreas. Embora a implantação dos biocombustíveis esteja acelerada, o relatório mostra que isso não está acontecendo com rapidez suficiente. É necessário um aumento significativo da demanda até 2030 para se atingir os objetivos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "AIE vê ritmo acelerado para alcance da meta de energia renovável da COP28"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!