MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

AIE: Medidas comerciais protecionistas podem desacelerar transição para energia verde

O diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, afirmou que medidas protecionistas adotadas por alguns países podem ter algum mérito, mas podem desacelerar a transição para energia verde. "Próximo capítulo da industrialização

Patricia Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Patricia Lara (via Agência Estado)
Publicado em 23.09.2024, 14:14:00 Editado em 23.09.2024, 14:21:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, afirmou que medidas protecionistas adotadas por alguns países podem ter algum mérito, mas podem desacelerar a transição para energia verde.

continua após publicidade

"Próximo capítulo da industrialização depende da energia limpa e manufatura precisa de minerais críticos. E, nesse quesito, China está dominando o jogo", disse Birol, em evento promovido pelo Conselho de Relações Exteriores (CFR, na sigla em inglês) e transmitido pela internet nesta segunda-feira, 23. O CFR é uma organização que busca compreender melhor o mundo e as escolhas de política externa que os Estados Unidos e outros países enfrentam.

Birol disse que US$ 2 trilhões serão investidos em energia verde em 2024. Desse total, nações ricas e China responderão por 85% dos investimentos e países emergentes, por apenas 15%.

continua após publicidade

Birol afirmou que as companhias de petróleo têm papel-chave em dar suporte para energia limpa. "Algumas companhias de petróleo líderes tem feito declarações positivas sobre compromissos em energia limpa", disse Birol em resposta a uma pergunta sobre se a AIE se preocupa com a crise de liquidez em algumas nações líderes na transição para energia limpa.

Para o diretor da agência, países que são grandes produtores de petróleo e gás, com economias ligadas à exploração desses recursos naturais, precisam diversificar suas economias em relação a esse tipo de receita, diante da possibilidade de desaceleração da demanda por esses produtos. Na visão do diretor, é necessário adotar medidas adicionais para garantir que governos lidem com essa situação.

Birol citou que, mesmo com o conflito no Oriente Médio e Líbano, além da redução da oferta de petróleo pela Líbia, o preço do petróleo segue perto casa de US$ 70 o barril, "sem subir mais", o que é uma evidência importante para que os países com economias dependentes de receitas de produtos fósseis busquem uma diversificação de suas economias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

Deixe seu comentário sobre: "AIE: Medidas comerciais protecionistas podem desacelerar transição para energia verde"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!