MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Aguapé cobre Rio Tietê, impede navegação turística e muda festa de 150 anos no interior de SP

A grande quantidade de aguapés que cobre trechos do Rio Tietê impede os passeios de barcos e prejudica o turismo, em Barra Bonita, no interior de São Paulo. O deslocamento das "ilhas" de plantas aquáticas rio abaixo afeta a navegação pela hidrovia Tietê-P

José Maria Tomazela (via Agência Estado)

·
Escrito por José Maria Tomazela (via Agência Estado)
Publicado em 22.05.2023, 22:06:00 Editado em 22.05.2023, 22:11:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A grande quantidade de aguapés que cobre trechos do Rio Tietê impede os passeios de barcos e prejudica o turismo, em Barra Bonita, no interior de São Paulo. O deslocamento das "ilhas" de plantas aquáticas rio abaixo afeta a navegação pela hidrovia Tietê-Paraná. Pescadores relatam perdas de petrechos e mortes de peixes. Em Anhembi, o ritual da Festa do Divino, tradição de 150 anos, está ameaçado: as canoas usadas pelos festeiros já não conseguem navegar em meio aos aguapés.

continua após publicidade

Oito navios de cinco empresas operam a navegação turística na região. Juntas, as embarcações têm capacidade para levar três mil passageiros por dia, mas o movimento maior é nos finais de semana. Antes da pandemia de covid-19, ao menos 250 mil turistas faziam os passeios de barco anualmente. Uma das atrações dos passeios é a passagem pela eclusa da Hidrelétrica de Barra Bonita, vencendo um desnível de 26 metros para chegar ao reservatório de Anhembi, formado pelo represamento das águas do Tietê.

O jornalista Carlos Nascimento (ex-Rede Globo, ex-SBT), que se tornou armador fluvial e possui um navio de turismo em Barra Bonita, conta que a eclusa opera de forma muito irregular há meses devido ao excesso de plantas aquáticas. "As embarcações entram na eclusa, sobem, descem e saem à ré, pois não é possível, salvo um dia ou outro, sair à montante. O lago de Barra Bonita ficou bastante comprometido e, no município de Anhembi, a navegação é impraticável", disse.

continua após publicidade

O problema dos aguapés se estende às eclusas de Bariri, Ibitinga e à região de Araçatuba, em uma extensão de mais de 350 quilômetros. Nascimento integra um grupo de trabalho criado para discutir o problema das plantas aquáticas. O grupo, que tem também outros armadores, representantes das prefeituras da região, da AES Brasil e pesquisadores de universidades, se reúne mensalmente no Homero Krähenbühl, o barco de Nascimento, para tratar deste assunto.

Conforme Hélio Palmezan, presidente da ONG Mãe Natureza e também armador, as empresas estão sendo obrigadas a retirar do roteiro turístico a passagem pela eclusa, uma das atrações mais esperadas. "A grande quantidade de aguapés e capim braquiária vem impedindo a saída das embarcações à montante. Nenhum barco consegue atravessar a imensidão das plantas que a cada hora, a cada dia vêm se acumulando à montante", disse. Segundo ele, as comportas são abertas todas as semanas para verter os aguapés rio abaixo, mas não tem sido o suficiente.

O grupo denominado GT Macrófitas (plantas aquáticas) fará sua quinta reunião até o final do mês para avaliar os impactos e propor soluções que serão encaminhadas ao governo estadual. "Estamos tentando definir como e quem deverá providenciar um controle biológico das plantas e uma forma de acelerar a retirada mecânica, que não está dando conta de reduzir o problema", disse Palmezan.

continua após publicidade

A Colônia de Pescadores Z-20, de Barra Bonita, a Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo e a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) vai pedir a abertura de ação civil contra a AES Brasil devido aos prejuízos causados à pesca pelos aguapés. "Como operadora da barragem e responsável pelo reservatório, a empresa tem o dever de manter a represa livre dos aguapés", disse o presidente da CNPA e da colônia de Barra Bonita, Edivando Soares.

Segundo ele, em grande parte do rio Tietê as plantas aquáticas tornaram a pesca inviável. "Além da dificuldade para se deslocar com o barco, o pescador arma a rede e, quando volta, ela está totalmente tomada pelos aguapés que são empurrados pelo vento. Ele não consegue recuperar a rede e perde também o peixe, que acaba morrendo preso à malha", disse. O problema, segundo ele, já afeta 15 mil pescadores do Tietê. "O aguapé chega na barragem e é empurrado rio-abaixo, por isso todo o rio está prejudicado."

Conforme o diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Anhembi, Daniel Zacharias Zago, o excesso de fósforo na água, mais o assoreamento do Rio Tietê e seus afluentes, como o Rio do Peixe, favorecem a proliferação das plantas aquáticas. "Os aguapés de deslocam e quando entram na calha do rio vão se acumular na barragem, depois saem pelas comportas e seguem rio-abaixo. Além do turismo, bastante afetado, temos 600 famílias de Anhembi que vivem da pesca."

continua após publicidade

Segundo ele, a prefeitura usa dragas para retirar as plantas, "mas é como enxugar gelo". Além do aguapé, as margens do Tietê e afluentes estão infestadas pela gramínea braquiária, mais resistente e que, quando levada pelas águas, entope as turbinas da hidrelétrica e enrosca nas hélices das embarcações. "Os portos de areia de Anhembi estão impedidos de operar devido ao acúmulo de plantas, que também nos obriga a mudar a tradicional Festa do Divino. Ficou difícil o encontro de barcos dos festeiros no rio, ponto alto da festa, devido ao excesso de aguapés."

Conforme o gestor, o governo do Estado tem projeto de retomar a hidrovia e a expectativa é de que os recursos sejam usados também para melhorar essa situação do rio. "Vamos entrar com pedido de autorização para o uso emergencial de um herbicida específico que elimina o aguapé, mas não afeta a vida aquática. A aplicação pode ser feita com drone, mas ainda falta a licença para uso. Claro que a limpeza mecânica tem de continuar, assim como o saneamento do rio."

continua após publicidade

Para a ambientalista Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlânticas, o problema do acúmulo de plantas e algas pode ser amenizado com a diminuição no lançamento de nutrientes que vêm da agricultura no Tietê e afluentes. "Com a mecanização da cultura de cana-de-açúcar, foi mudado o sistema de terraceamento para que as máquinas gigantescas pudessem passar. Sem as curvas de nível, os fertilizantes são carreados para os reservatórios. Quando há variação de temperatura, formam-se mais algas que competem com o oxigênio para os peixes, além de se tornarem tóxicas", explicou.

Uma das saídas é diminuir o carreamento dos defensivos ricos em fosfatos para que não se acumulem nos reservatórios. "Hoje, o grande vilão dos reservatórios não é, tanto, mais o esgoto doméstico, mas essas cargas inorgânicas provenientes da agricultura que alimenta, as plantas aquáticas. É preciso recuperar as matas ciliares para evitar que esses defensivos sejam carreados para os rios. Muitas vezes a cana-de-açúcar chega até a margem do rio. É isso que está matando essas águas."

A AES Brasil informou que o aguapé faz parte de um conjunto de plantas aquáticas que surgem ao longo dos cursos dágua, incluindo os reservatórios. "Quando há o acúmulo dessas plantas próximas às barragens, a empresa realiza a transposição da vegetação, por meio da abertura das comportas dos reservatórios para permitir que a vegetação siga o fluxo natural do rio."

A AES possui programação aprovada pelo Operador Nacional de Energia Elétrica (ONS) para a transposição da vegetação aquática. Segundo a empresa, esse tipo de manobra é feito periodicamente pela AES, sempre mediante autorização do ONS. "A empresa ainda reforça que a operação de transposição da vegetação também depende de condições climáticas favoráveis (vento a favor) para que o resultado da manobra seja efetivo", disse, em nota.

O governo do estado informou que a Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) monitora trimestralmente a qualidade das águas do reservatório de Barra Bonita em dois pontos: um após a junção do Rio Piracicaba com o braço do Tietê e outro no corpo central, a 9 km da barragem. Na amostragem de janeiro de 2023, os resultados de fósforo apresentaram concentrações que propiciam o crescimento das plantas aquáticas.

Os resultados da medição de abril ainda estão em processamento nos laboratórios. "O fósforo no reservatório é proveniente, especialmente, das duas maiores regiões metropolitanas do Estado, por onde passam os rios Tietê e Piracicaba, formadores desse reservatório. O uso e ocupação atuais do solo contribuem para o aumento desse nutriente, vindo de fontes difusas e pontuais", disse, em nota.

Com relação ao controle e fiscalização dos lançamentos de efluentes domésticos e industriais, a Cetesb informou que vem trabalhando a nível estadual, exigindo o atendimento à legislação ambiental. "Nos últimos anos, o índice de tratamento de esgoto no Estado de São Paulo vem aumentando", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Aguapé cobre Rio Tietê, impede navegação turística e muda festa de 150 anos no interior de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!