MAIS LIDAS
VER TODOS

Investigação

Advogada denuncia ter roupa medida por policial em visita a presídio

A agente exigiu a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, mediu o tamanho das roupas da defensora e ameaçou registrar uma ocorrência por desacato

Da Redação

·
O caso ocorreu nos dias 10 e 11 de janeiro deste ano
Icone Camera Foto por reprodução/arquivo pessoal
O caso ocorreu nos dias 10 e 11 de janeiro deste ano
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.01.2024, 10:35:14 Editado em 17.01.2024, 10:35:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em denúncia feita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Santa Catarina, uma advogada relatou constrangimento com uma policial penal ao visitar o presídio de Joinville, cidade mais populosa do Estado, para encontrar um cliente. Segundo a defensora, a situação envolveu as roupas dela, com a agente fazendo comentários grosseiros e preconceituosos e medindo as peças.

continua após publicidade

A advogada levou o caso à OAB-SC que disse estar investigando o caso. A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa informou que também vai apurar a situação. O caso ocorreu nos dias 10 e 11 de janeiro deste ano.

- LEIA MAIS: Foragido tenta comer documento para evitar ser preso no Paraná

continua após publicidade

Entenda o caso:

A advogada, que faz a defesa de um vereador, disse que foi abordada pela policial penal na sala da OAB, que fica dentro do presídio. Ela declarou que a agente questionou a roupa da advogada e disse que ela “não entraria sequer no Fórum vestida desta maneira e que deveria entender o que era uma penitenciária”.

Além disso, ainda segundo a defensora, a policial declarou que “a roupa era inadequada para uma mulher” e passou a fazer comentários grosseiros e preconceituosos.

"A situação foi de extrema grosseria e constrangimento, colocando esta procuradora em uma situação vergonhosa e humilhante. A roupa em questão trata-se de um blazer social comprido, um short social largo e uma blusa fechada, considerando, que na data, a sensação térmica se aproximava de 40 graus", escreveu a advogada no ofício à OAB.

continua após publicidade

A policial penal também exigiu a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, mediu o tamanho das roupas dela e ameaçou registrar uma ocorrência por desacato.

O que diz a OAB

O presidente da OAB em Joinville confirmou que a instituição recebeu a denúncia, disse que não existem regras específicas sobre o comprimento de roupa para usar no presídio e que investiga o caso.

"Entendemos que não houve nenhuma violação com o uso das roupas. Encaminhamos um ofício para investigar o caso e, se necessário, se deve punir a policial penal envolvida", declarou o presidente da OAB da Joinville.

continua após publicidade

Para o presidente da OAB, a situação é um “triste episódio” para a advocacia. "Fere a advocacia feminina. Se fosse um homem, não teria roupa medida".

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Secretaria investiga

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) se manifestou por meio de nota. Disse que repudia qualquer forma de discriminação por parte dos servidores e informa que a corregedoria está investigando “rigorosamente” as denúncias e, se necessário, adotará medidas cabíveis.

A nota ainda diz que os comportamentos da policial penal descritos na denúncia “não estão alinhados com as orientações da SAP para seus servidores, representados atualmente por mulheres em importantes cargos da pasta, como a secretária-adjunta, e a diretora do departamento de Polícia Penal, dentre muitas outras servidoras que repudiam veementemente qualquer tipo de discriminação”.

Com informações: G1

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Advogada denuncia ter roupa medida por policial em visita a presídio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!