MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Acúmulo de gordura nas pernas e braços pode ser sinal de lipedema

Acúmulo de gordura nas pernas e braços

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.06.2020, 16:32:54 Editado em 15.06.2020, 16:33:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Este é o mês de conscientização sobre o lipedema, uma doença vascular crônica e de origem hormonal que acomete principalmente mulheres. Mais raro nos homens, o lipedema tem quadro caracterizado pelo depósito de gordura e inchaço localizado nas pernas e braços, com exclusão das mãos e pés, e dores nas áreas afetadas.

continua após publicidade

Segundo os médicos, alguns estágios da vida são mais propícios ao desenvolvimento da doença, como a puberdade, a gravidez e a menopausa, justamente por se tratar de um problema que tem origem no sistema endócrino. A alimentação também é um fator de grande influência para a evolução do problema.

Por esses motivos e por conta da alta incidência da doença e pouca informação da população a respeito, junho é o mês dedicado a esclarecimentos e conscientização sobre o lipedema. “Estima-se que varizes ocorram em 45% a 50% das mulheres e o lipedema, em 11%. Portanto, logicamente, a coexistência existe. Das pacientes com lipedema, 53% têm teleangiectasias e 39% varizes”, explica o cirurgião vascular e professor Alexandre Campos Moraes Amato, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo (Sbvac-SP).

continua após publicidade

Amato enfatiza que a campanha visa conscientizar tanto o público quanto os médicos. “A campanha pretende conscientizar o público leigo e também o médico de que lipedema é uma doença frequente nas mulheres. Para os médicos, deve ser uma hipótese diagnóstica a ser considerada. Para o público leigo, que tem os sintomas, buscar ajuda médica e perguntar sobre a possibilidade do lipedema.”

O especialista destaca que casos da doença em homens são extremamente raros. "Existem pouquíssimos casos descritos na literatura. São relatos de caso anedóticos, onde havia também alterações hormonais feminilizantes.”

Hereditariedade

continua após publicidade

A doença tem fator hereditário: assim é comum que mulheres da mesma família desenvolvam o problema no decorrer das gerações. Apesar de crônico, o lipedema pode ser tratado a fim de amenizar os sintomas e o sofrimento da paciente. Além do acúmulo de gordura e da dor eminente, o surgimento de hematomas, peso nos membros e fragilidade capilar são alguns dos sinais que podem ser avaliados por um angiologista ou cirurgião vascular para identificar a doença. Em geral, a gordura é localizada da altura da cintura até os tornozelos e pode comprometer a mobilidade.

Como não há meios de prevenir a genética, é possível diminuir as consequências, explica Amato. “Há como reduzir as consequências maléficas da genética. Em primeiro lugar, evitar grandes variações hormonais durante a vida, ou seja, mudar de anticoncepcional hormonal, por várias vezes e métodos, ao longo do tempo. Evitar o uso indiscriminado de hormônio exógeno, adquirir prematuramente hábitos saudáveis, como exercício físico e conscientização da alimentação, evitar ganho de peso e obesidade, podem ajudar não só a evitar o desencadeamento da doença, como facilitar muito a adaptação necessária no momento do tratamento. Ou seja, para quem nunca fez uma dieta na vida, quando for necessário, será muito mais difícil”, afirma o especialista.

A Sbvac-SP alerta que o diagnóstico é extremamente necessário, justamente por se tratar de uma doença que pode ser confundida com as varizes e o linfedema, caracterizado pelo inchaço de membros por meio da retenção de líquidos. E ainda, a lipodistrofia ginoide, conhecida popularmente por celulite, que pode ser desencadeada pelo lipedema e causar inflamação e fibrose.

Segundo Amato, para que o tratamento da doença seja eficaz, é necessária uma mudança no estilo de vida da paciente. O tratamento envolve correção alimentar, exercícios físicos direcionados, mudança de hábitos de vida, intervenções medicamentosas e cirúrgicas, diz o médico. "A abordagem multidisciplinar é muito eficaz e torna possível a melhora de 35% nos sintomas com o tratamento clínico e de 58% no tratamento cirúrgico.”

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Acúmulo de gordura nas pernas e braços pode ser sinal de lipedema"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!