MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

A um mês da COP28, Brasil entra na Coalizão de Ministros das Finanças para a Ação Climática

A um mês do início da Conferência do Clima em Dubai, a COP-28, o Brasil entra na Coalizão de Ministros das Finanças para a Ação Climática. O representante do País no grupo será o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Fazem parte da coalizão 91 países e 26

Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 31.10.2023, 19:26:00 Editado em 31.10.2023, 19:31:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A um mês do início da Conferência do Clima em Dubai, a COP-28, o Brasil entra na Coalizão de Ministros das Finanças para a Ação Climática. O representante do País no grupo será o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Fazem parte da coalizão 91 países e 26 parceiros institucionais com o objetivo de implementar políticas relacionadas ao clima. Criada em abril de 2019, o grupo promove os "Princípios de Helsinki", um conjunto de seis princípios que incentivam a ação climática nacional, especialmente por meio da política fiscal e da utilização do financiamento público.

continua após publicidade

A ideia é que os ministérios e seus pares desenvolvam estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, promovendo a transição para uma economia resiliente e de baixo carbono. Para o Ministério da Fazenda, o Brasil se destaca como líder mundial na economia verde num momento de enfrentamento do desafio da mudança climática. "A descarbonização e a diversificação dos combustíveis fósseis não são vistas como um custo, mas como uma oportunidade para criar empregos, aumentar a renda e melhorar a vida de milhões de brasileiros."

Por essas características, a adesão do País à Coalizão é vista como consistente com a estratégia do governo federal em torno de uma nova trajetória de crescimento e de desenvolvimento. No meio do ano, a Fazenda já apresentou o Plano de Transformação Ecológica. A adesão também responde às prioridades anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência brasileira do G20, o grupo das 20 maiores economias do globo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "A um mês da COP28, Brasil entra na Coalizão de Ministros das Finanças para a Ação Climática"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!