MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

A importância da diversificação nos mercados de investimentos

Investidores bem sucedidos da história usam e abusam da diversificação; Entenda

Da Redação

·
A importância da diversificação nos mercados de investimentos
Icone Camera Foto por unsplash.com/photos/1zO4O3Z0UJA
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2022, 11:44:34 Editado em 24.06.2022, 11:44:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Independentemente do tipo de investidor, seja ele conservador ou agressivo, todos que aplicam em mercados financeiros de algum modo precisam seguir uma “regra de ouro”. É a chamada diversificação. Quem nunca ouviu falar que nunca se pode colocar todos os ovos numa mesma cesta, não é mesmo?

continua após publicidade

E quando falamos de investimentos isso é particularmente verdade. Isso acontece porque é praticamente impossível prever o mercado, por mais que você use uma ferramenta de apoio como a plataforma mt5, que ajuda nas análises, ainda não existem casos de pessoas que acertaram todas as operações. Desse modo, adotar uma estratégia que vai diluir os riscos é fundamental.

Risco x Recompensa

continua após publicidade

Um dos princípios do mercados de investimentos é que quanto maior o risco, maior a possibilidade de lucro. O contrário também acontece, ou seja, quanto mais segura é uma aplicação, menor é o prêmio.

Diante disso, os investidores mais conservadores tendem a adotar estratégias super seguras, fazendo operações de baixo risco para lucrar pouco constantemente. Enquanto isso, quem não tem medo de perder prefere se arriscar mais em busca de lucratividades maiores.

A grande dificuldade dos investimentos, seja em ações, forex, ouro ou qualquer outro tipo de ativo, é encontrar o equilíbrio ideal. Pois se focar só em investimentos seguros, dificilmente conseguirá uma rentabilidade interessante a menos que tenha muito dinheiro.

continua após publicidade

Já quem foca só em operações arriscadas corre um grande risco de literalmente quebrar e perder todo seu patrimônio. Portanto, o que a maioria faz é tentar mesclar um pouco de cada para obter o melhor que cada estratégia de investimento tem a oferecer.

Diversificação costuma ser a melhor solução

Se você observar a história dos investidores mais bem sucedidos da história, verá que todos eles usam e abusam da diversificação. Tanto entre classes de ativos diferentes, quanto na alocação dentro de um mesmo tipo de investimento.

continua após publicidade

Portanto, um investidor consciente costuma ter uma parte do patrimônio em ações, outra parte em imóveis, outra em moedas fortes como dólar e euro. E as possibilidades são infinitas, você pode investir em muitos tipos de ativos diferentes.

Entretanto, algo muito importante é diversificar dentro de cada classe. Então você deveria ter 20 ou 30 ações e dinheiro em dólar, real, euro, libra etc. O princípio básico é que ao diversificar suas chances de acompanhar a tendência geral de alta do mercado é muito maior.

Conclusão

O maior problema de focar seu investimento em uma ação, uma moeda, um ativo, é que você corre um grande risco de perder tudo caso algo ruim aconteça. Enquanto que ao diversificar, mesmo que uma de suas ações ou moedas “vire pó”, as outras da carteira vão mitigar as perdas.

Uma carteira de investimentos deve ser vista como um bloco único, ou seja, não é porque alguns ativos estão negativos que é uma carteira ruim. Muito pelo contrário, até porque espera-se que alguns investimentos sejam negativos. O importante é que na soma de todos você tenha uma rentabilidade positiva. E para garantir isso sem grandes riscos, o principal que você deve fazer é diversificar bastante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "A importância da diversificação nos mercados de investimentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!