MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

A importância da atividade física para quem tem dor lombar

Dr. Mateus Tomaz explica como os exercícios físicos ajudam tratar a lombalgia

Da Redação

·
A importância da atividade física para quem tem dor lombar
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.04.2023, 14:48:34 Editado em 27.04.2023, 14:48:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dor na lombar é um problema comum e que afeta milhares de pessoas no mundo todo anualmente. Segundo dados publicados em 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos indivíduos sofrem ou sofrerão com o sintoma. Embora as causas da dor na lombar sejam diferentes em cada caso particular, uma coisa é certa: fazer exercícios físicos regularmente ajuda a prevenir e tratar a lombalgia.

continua após publicidade

Quem diz isso é o médico Mateus Tomaz, neurocirurgião. "Muitos estudos clínicos atuais já comprovaram que uma rotina de exercícios de fortalecimento do abdome e musculatura vertebral pode reduzir as dores de coluna significativamente", explica.

No entanto, não é qualquer treino que serve para essa finalidade. De acordo com Tomaz, "devem ser evitados exercícios com impacto para evitar lesões". Além disso, o médico pontua que são necessários alguns requisitos para que os exercícios sejam de fato benéficos ao tratamento da lombalgia.

continua após publicidade

"Os treinos sempre devem conter algum grau de alongamentos no início e seguir com fortalecimento do ‘core’, que é a região do tronco", disse Tomaz. "Esses exercícios fazem com que a musculatura suporte o peso das atividades do dia a dia, e isso evita sobrecarga nos discos e articulações da coluna".

O especialista ainda indicou que, na hora de montar o treino ideal para tratar a dor na lombar, é interessante consultar não apenas um personal, mas também um médico e um fisioterapeuta. Isso porque, segundo Mateus Tomaz, esses exercícios seriam parte de um processo multidisciplinar, em que cada profissional tem um papel diferente e complementar.

"O médico deverá indicar quais os exercícios serão indicados e, mais importante ainda, quais serão contra indicados, porém o educador físico é fundamental para a execução desses exercícios de maneira adequada. Os fisioterapeutas têm um papel fundamental tanto na prevenção, quanto na reabilitação de lesões", esclarece Tomaz.

continua após publicidade

Outro ponto importante para garantir a efetividade da rotina de exercícios contra a lombalgia é manter as consultas no médico com regularidade, principalmente quando se está em tratamento de alguma lesão. Além disso, o Dr. Mateus Tomaz também pontua a importância de não realizar exercícios sem antes consultar profissionais:

"Os exercícios mal executados poderão gerar lesões de diversas articulações e músculos. Portanto, nunca inicie atividades físicas sem a avaliação de um médico e sem a presença de educador físico", alertou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "A importância da atividade física para quem tem dor lombar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!