75 idosos foram resgatados neste sábado (07) de duas casas de repouso clandestinas na vila de Yagoda, em Stara Zagora, na Bulgária. As vítimas, submetidas a maus-tratos, estavam com os pés amarrados e sob efeito de narcóticos. A situação foi descoberta durante uma inspeção conjunta da polícia com o Ministério Público.
📰LEIA MAIS: Jon Vlogs é preso na Croácia após confusão em balada
Segundo o ministro da Justiça, Georgy Georgiev, os espaços onde os idosos eram mantidos em condições degradantes funcionavam como verdadeiras “casas do horror”. Apesar da gravidade da situação, os locais estavam oficialmente registrados como “quartos para alugar”. Durante a operação, cinco pessoas foram presas, e as autoridades realizaram inspeções, além de buscas e apreensões de documentos relacionados ao caso.

As autoridades búlgaras relataram que os idosos viviam em condições extremamente degradantes: sem roupas de cama, com as maçanetas das janelas retiradas e totalmente isolados do contato com o mundo exterior.

“A decisão de inspecionar foi tomada durante uma operação no Ministério da Justiça pelo grupo interdepartamental, que vem inspecionando casas de repouso há um mês, como parte do combate à máfia imobiliária”, informou o ministro.
A operação foi motivada pela recusa da administração em permitir, por duas vezes, a entrada dos inspetores nas instalações. Segundo o ministro da Justiça, os locais eram anteriormente registrados como lares para idosos, mas, recentemente, o proprietário renunciou à licença e os reclassificou como “quartos para alugar”.

Após horas de tentativa para acessar o primeiro imóvel, 19 pessoas foram encontradas no local. No segundo, as autoridades resgataram mais 56 idosos, totalizando 75 cidadãos búlgaros retirados das condições precárias.
Estado grave:
Aproximadamente 18 idosos foram encaminhados de ambulância ao hospital de Stara Zagora, sendo que dois deles estão em estado grave. De acordo com o governo, todas as pessoas resgatadas em situação de vulnerabilidade estão sendo assistidas com atendimento contínuo, 24 horas por dia.
“A maioria das famílias recusou ou não pôde receber seus entes queridos. Catorze deles estão alojados no Lar para Deficientes em Stara Zagora, quatro pessoas estão alojadas em Kazanlak e oito estão no hospital. Os cidadãos encontrados nos dois locais tiveram seu dinheiro, pertences pessoais e documentos confiscados”, informou o vice-ministro do Bem-Estar Social, Ivan Krastev.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Informações: Metrópoles
Deixe seu comentário sobre: "75 idosos algemados e drogados são resgatados de clínica clandestina"