MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pequenos negócios que se adaptam conseguem ampliar faturamento durante a crise

Donos de pequenos negócios que se adaptaram mais rapidamente ao momento de crise têm mais chances de se manter no mercado. Pesquisa realizada pelo Sebrae, entre os dias 3 e 7 de abril, mostra que, para além do amplo impacto negativo para quase 88% dos emp

Da Redação

·
Choperia e petiscaria de Londrina conseguiu triplicar o faturamento na crise. (Foto: Divulgação)
Icone Camera Foto por Reprodução
Choperia e petiscaria de Londrina conseguiu triplicar o faturamento na crise. (Foto: Divulgação)
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.04.2020, 08:28:00 Editado em 25.04.2020, 08:32:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Donos de pequenos negócios que se adaptaram mais rapidamente ao momento de crise têm mais chances de se manter no mercado. Pesquisa realizada pelo Sebrae, entre os dias 3 e 7 de abril, mostra que, para além do amplo impacto negativo para quase 88% dos empresários, alguns segmentos – mesmo afetados pelo avanço do novo coronavírus, como o comércio varejista e o ramo de alimentos e bebidas – conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e até registrar crescimento no faturamento. O levantamento, que ouviu 6.080 empreendedores de todo o país, estima que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita.

continua após publicidade

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, pequenos negócios que passaram a inovar e mudaram seu modelo de negócio estão conseguindo se manter. “Observamos que, ainda que em um percentual baixo, se comparado ao resultado macro da pesquisa, os empresários que enxergaram oportunidades e se reinventaram saltaram na frente dos outros. Segundo nossa pesquisa, entre as micro e pequenas empresas que tiveram crescimento na receita durante a crise, cerca de 48% mudaram o modo de funcionamento, apostando mais em entregas online e serviços na internet”, explicou o presidente. 

Dentre os 14 segmentos analisados na sondagem - restaurantes, lanchonetes, marmitarias e afins -  há exemplos de como a adaptação e a inovação podem render resultados positivos. No segmento de alimentos e bebidas, por exemplo, 92% dos que aumentaram o faturamento adaptaram o negócio ao modelo de entrega (delivery). “Percebemos que os empresários que apresentaram crescimento no faturamento encontraram uma oportunidade de negócio, conseguiram capturar o mercado. Muitos deles já faziam entregas e investiam em marketing digital”, destacou o Melles.

continua após publicidade

No Paraná, para se adequar ao novo cenário, muitos empresários tiveram que adaptar seus negócios através do trabalho em horário reduzido (42,41%) e da realização de entregas (34,55%). O trabalho remoto, ou teletrabalho, e o rodízio de funcionários apareceram em terceiro lugar como soluções para o enfrentamento à Covid-19, com 18,55%. No total, 29,43% das empresas do Estado afirmaram que tiveram alterações em seu funcionamento.

Em Londrina, o proprietário do Local Pub, choperia e petiscaria, Cesar Antonio Boldori, conseguiu triplicar o faturamento em meio à crise. Depois de fechar as portas ao público, o empresário investiu na entrega de pedidos através de um call center para receber em casa ou retirar no local, no sistema conhecido como “take away”. Ele também implantou um drive thru para pedidos feitos e entregues diretamente no carro. “Tive que criar um estacionamento para isso”, conta.

A empresa, que está há apenas um ano e sete meses no mercado, remanejou as funções dos quatro colaboradores e não precisou fazer demissões. “Trouxemos um psicólogo para nos ajudar no suporte aos funcionários e mostrar que era o momento de fazermos diferente e vestir a camisa da empresa. Todos abraçaram a causa”, afirma. Além de inovar nas entregas, o negócio investiu na experiência de compra. “Melhoramos as nossas embalagens, o cardápio, e treinamos uma pessoa para ficar no atendimento dos pedidos. Sempre pensamos em trabalhar algo agregado ao nosso produto”, comenta.

continua após publicidade

Já empresas do setor de serviços, que estão entre as mais afetadas pela crise, também ampliaram suas atuações para atender às necessidades dos clientes nesse momento. A startup curitibana Celero, especializada em planejamento financeiro, cresceu 15% em março e tem mantido o ritmo de crescimento no mês de abril. O sócio da empresa, João Tosin, explicou que os empreendedores entenderam ainda mais a necessidade de profissionalizar seus negócios. “Os empresários se deram conta da situação e estão buscando alternativas para a situação financeira das empresas. Os clientes têm percebido valor no que a gente faz”, explicou.

Segundo ele, a empresa tem se adaptado diariamente à realidade do mercado e às necessidades das empresas para esse período. Para isso, passou a atender pequenos varejistas e a oferecer novos produtos e condições especiais. “Estamos oferecendo alguns descontos e promoções nos nossos serviços e um portal com informações e ferramentas gratuitas para ajudar o empreendedor. Também pretendemos lançar cursos que poderão ajudar os empreendedores a se profissionalizar cada vez mais”, ressaltou.

NÚMEROS DA PESQUISA - NO PARANÁ

continua após publicidade

Sua empresa mudou o funcionamento com a crise?

6,59% - não mudaram a forma de funcionar
29,43% -mudaram o funcionamento
61,35% - interromperam o funcionamento temporariamente
2,64 % - decidiram fechar de vez
Entre as empresas que mudaram seu funcionamento

continua após publicidade

34,55% estão atuando apenas para entregas ou online
42,41% - estão com horário reduzido
18,85% - adotaram o teletrabalho (home office)
18,85% - implementaram o rodízio de funcionários
5,76% - adotaram drive thru
Como estava a situação das finanças antes da crise

29,66% - era boa
46,48% - era razoável
23,85% -era ruim
Como seu negócio está sendo afetado em termos de faturamento mensal

Aumentou – 1,22%
Diminuiu – 85,32%
Permaneceu igual – 3,82%
Não sabe ou não quis responder – 9,63%
Em relação aos funcionários - tomou alguma medida

continua após publicidade

45,91% - ainda não tomou medidas
30,70% -férias coletivas
15,79% - suspensão de contrato de trabalho
16,67% - redução da jornada de trabalho com redução de salários
Você precisará pedir empréstimos para manter seu negócio em funcionamento sem gerar demissões?

57,09% - sim
14,36% - não
28,55% - não sabe ou não respondeu
 

A PESQUISA EM DETALHES – NÚMEROS NACIONAIS

continua após publicidade

Sua empresa mudou o funcionamento com a crise?

• 6,6% - não mudaram a forma de funcionar

continua após publicidade

• 31% - mudaram o funcionamento

• 58,9% - interromperam o funcionamento temporariamente

• 3,5 % - decidiram fechar de vez

continua após publicidade

Entre as empresas que mudaram seu funcionamento

• 41,9% estão atuando apenas para entregas ou online

• 41,2% - estão com horário reduzido 

continua após publicidade

• 21,6% - adotaram o teletrabalho (home office)  

• 15,3% - implementaram o rodízio de funcionários  

continua após publicidade

• 5,9% - adotaram drive thru

Como seu negócio está sendo afetado em termos de faturamento mensal

• Aumentou - 2,4%

continua após publicidade

• Diminuiu - 87,5%

• Permaneceu igual - 2,9%

• Não sabe ou não quis responder - 7,2%

Em relação aos funcionários - tomou alguma medida?

• 46,8% - ainda não tomou medidas

• 28% -férias coletivas

• 17,8% - suspensão de contrato de trabalho

• 17% -  redução da jornada de trabalho com redução de salários

Você precisará pedir empréstimos para manter seu negócio em funcionamento sem gerar demissões?

• 54,9% - sim

• 17% - não

• 28,1% - não sabe ou não respondeu

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pequenos negócios que se adaptam conseguem ampliar faturamento durante a crise"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!