A Polícia Federal deflagrou na última quinta-feira (23) a Operação Forquilha 2.2, que teve por objetivo combater crimes ambientais e de extração ilegal de minérios no Distrito de Casa de Tabua, que pertence ao município de Santa Maria das Barreiras/PA.
A partir de denúncia anônima, foram feitos levantamentos pelos policiais, tendo sido confirmada a existência e funcionamento da atividade ilegal.
Participaram da operação 13 policiais federais, devidamente equipados com luvas e máscaras de proteção, logrando êxito em paralisar as atividades de dois garimpos clandestinos de ouro.
Uma pessoa foi presa em flagrante delito e foram apreendidos dois tratores, um caminhão caçamba, cinco motores de sucção, bateias, cuias, um equipamento de detecção de metais, uma pequena quantidade de ouro e documentos contendo dados sobre a contabilidade das atividades. O valor estimado dos bens apreendidos é de aproximadamente R$ 275 mil reais.
Além da pessoa que foi presa, outras três, que não estavam no local e que também seriam responsáveis pelas atividades ilícitas, foram identificadas e serão responsabilizadas por crimes ambientais e de extração ilegal de minérios.
Em julho do ano passado, a Polícia Federal já havia realizado operação na mesma área, em propriedades vizinhas. Na oportunidade foram fechados quatro garimpos clandestinos de ouro e seis pessoas foram presas em flagrante delito.
Deixe seu comentário sobre: "Polícia Federal combate crimes ambientais e exploração ilegal de minérios"