MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Aplicativo permite controle de gastos públicos com medicamentos

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e o Ministério Público do Paraná (MPPR) firmaram um acordo de cooperação técnica que disponibiliza o aplicativo “De olho no remédio” para uso da Secretaria. O termo é assinado pelo Secretário da Adm

Da Redação

·
Aplicativo permite controle de gastos públicos com medicamentos
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.04.2020, 15:05:00 Editado em 02.04.2020, 15:06:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e o Ministério Público do Paraná (MPPR) firmaram um acordo de cooperação técnica que disponibiliza o aplicativo “De olho no remédio” para uso da Secretaria. O termo é assinado pelo Secretário da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes, e pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.

continua após publicidade

Desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência do MPPR, a ferramenta permite a fiscalização e o controle de gastos públicos na área de medicamentos a partir do processamento de notas fiscais eletrônicas emitidas por empresas e destinadas a órgão estaduais e municipais do Paraná. 

O aplicativo foi disponibilizado ao Estado de forma totalmente gratuita. Inicialmente, ele será utilizado para comparação de preços de medicamentos e, no futuro, poderá ser estendido para outros materiais e serviços.

continua após publicidade

A Secretaria da Administração realiza as licitações, por meio de registro de preços, para aquisição dos medicamentos usados em hospitais e distribuídos à população através das farmácias do Estado, além dos medicamentos fornecidos por força de medida judicial.

Anualmente, são registrados preços em processos distintos, que soma cerca de R$ 1 bilhão de por ano, os quais ficam à disposição da Secretaria de Estado da Saúde para compra.

O termo de cooperação permite, ainda, estabelecer rede de intercâmbio, compartilhamento de informações e de conhecimentos estratégicos. “A aplicação será de grande valia à Secretaria a fim de resguardar os princípios norteadores da administração pública, em especial nas licitações, e assim colaborar para a tomada de decisão e na eliminação de risco eminente relacionados aos preços”, explica Reinhold Stephanes.

continua após publicidade

Para a diretora do Departamento de Logística para Contratações Públicas (Decon), Carmen Albanske, o aplicativo trará facilidades e confiabilidade na formação do preço máximo da licitação, no ato da abertura das propostas. "Permitirá que façamos a  conferência de preços e, ainda mais, nas renegociações de preços, com eventuais equilíbrio registrados, seja para menor ou maior valor”,  explica Carmen.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Aplicativo permite controle de gastos públicos com medicamentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!