Cotidiano

Medicamentos têm resultados positivos em pesquisas para o tratamento do coronavírus

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Medicamentos têm resultados positivos em pesquisas para o tratamento do coronavírus
Medicamentos têm resultados positivos em pesquisas para o tratamento do coronavírus

Quatro medicamentos apresentaram resultados positivos em pesquisas científicas no tratamento da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Esses remédios atuam em diferentes estágios de contaminação das células. Os resultados ainda são preliminares.

continua após publicidade

São eles:

Cloroquina
Remdesivir
Lopinavir/Ritonavir
Favipiravir

continua após publicidade

Este último foi divulgado nesta quarta-feira (18) e é vendido comercialmente no Japão com o nome de "Avigan". Ele foi desenvolvido pela empresa Toyama Chemical, do grupo Fujifilm, e é usado há mais de 5 anos contra a Influenza. Seu uso é liberado apenas no Japão.

O remédio está sendo testado apenas em laboratórios fora do país. Consultada, a Anvisa informou que não existe pedido de registro ou mesmo de pesquisa clínica envolvendo o produto no Brasil.

O Remdesivir também não tem uso liberado no mundo, e ainda está em fase de testes clínicos. Já a Cloroquina e o Lopinavir/Ritonavir são remédios com uso já consolidado no mercado, inclusive no Brasil, mas destinados para o tratamento de outras doenças.

continua após publicidade

No entanto, a automedicação não é recomendada, uma vez que as pesquisas não foram totalmente concluídas e ainda não se sabe se há efeitos colaterais do uso por pacientes infectados com o coronavírus.

(BEM ESTAR)