MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Projeto para dar mais transparência aos “jetons” pagos pelo governo avança na Assembleia Legislativa

Os jetons são uma remuneração extra recebida pelo comparecimento em reuniões nos Conselhos de Administração e Fiscal ou órgãos equivalentes de empresas controladas direta ou indiretamente pelo Governo.Ao contrário dos salários pagos aos servidores, essas

Da Redação

·
Projeto para dar mais transparência aos “jetons” pagos pelo governo avança na Assembleia Legislativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.03.2020, 17:47:00 Editado em 17.03.2020, 17:48:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os jetons são uma remuneração extra recebida pelo comparecimento em reuniões nos Conselhos de Administração e Fiscal ou órgãos equivalentes de empresas controladas direta ou indiretamente pelo Governo.

continua após publicidade

Ao contrário dos salários pagos aos servidores, essas remunerações não são divulgadas. Um projeto de lei propõe estender a mesma transparência aos jetons. O projeto do deputado Tiago Amaral (PSB), que torna obrigatória a divulgação dos valores pagos, foi aprovado na sessão desta terça-feira (17) em primeira discussão.

Na prática, empresas como Copel, Sanepar e Compagas terão que divulgar remunerações e gratificações. A proposta inclui empresas públicas de economia mista, fundações e autarquias.

continua após publicidade

“A gente não está questionando o valor. O que acontece é que a gente não consegue ter acesso à informação justamente porque não é divulgado. Acessando as pautas dos conselhos das empresas é possível ver o total, mas não individualizado. Nunca foi possível ter essas informações com clareza.  Essa transparência é necessária para toda a sociedade até para melhorar o controle e a fiscalização”, destaca Tiago Amaral, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa. O projeto foi protocolado em 2015, mas sua tramitação só começou no ano passado.

Os “penduricalhos” são considerados pagamentos extraordinários e, portanto, não entram na conta do limite de remuneração do serviço público de R$ 33,7 mil.

O projeto 777/2015 de Tiago Amaral foi apresentado com o anexo 113/2019 do deputado Homero Marchese (PROS).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto para dar mais transparência aos “jetons” pagos pelo governo avança na Assembleia Legislativa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!