Criai ressalta cuidados com idosos durante pandemia de coronavírus - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cotidiano

Criai ressalta cuidados com idosos durante pandemia de coronavírus

Foto por
Escrito por Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Brasil confirmou a primeira morte por coronavírus nesta terça-feira (17). Trata-se de um homem de 62 anos que tinha diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática. O grupo de risco de contágio do novo coronavírus inclui idosos, diabéticos e cardíacos. Só que o Covid-19 demonstrou ser muito mais grave em idosos: a taxa de letalidade da doença sobe para 15% em pessoas com mais de 80 anos, enquanto em jovens é menor do que a média (0,5%).

Algumas casas de repouso ou instituições de longa permanência que abrigam idosos no Paraná já suspenderam as visitas. A medida adotada temporariamente visa garantir a integridade de pessoas que são mais vulneráveis ao coronavírus.

“Temos que tomar muito cuidado! Ao visitar os avós, por exemplo, crianças e adolescentes que não apresentam sinal da doença podem transmitir o vírus aos idosos. As visitas devem ser feitas com cuidados básicos: não beijar, não dar as mãos e não compartilhar objetos”, lembrou o deputado Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná.  

A recomendação, portanto, é que especialmente pessoas acima de 60 anos evitem se expor. Os idosos, orienta o Governo, devem, a partir de agora, evitar viagens, cinema, shoppings, shows e outros locais de grande movimento. O deputado lembra ainda que os idosos têm maiores chances de complicações graves em razão do sistema imunológico mais debilitado e o fato de muitos idosos já terem desenvolvido doenças cardiovasculares, diabetes ou doenças respiratórias crônicas que trazem complicações clínicas.

As recomendações principais para evitar o coronavírus em idosos são as mesmas do resto da população de acordo com especialistas. O Ministério da Saúde indica lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência também estão entre as recomendações.

Deixe seu comentário sobre: "Criai ressalta cuidados com idosos durante pandemia de coronavírus"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.