Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    Romanelli defende uso do fundo eleitoral no combate do coronavírus

    Foto por
    Escrito por Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, defendeu nesta segunda-feira (16), o uso do fundo eleitoral no combate a pandemia do coronavírus que chegou ao Brasil. Já são 200 casos confirmados no País - seis deles no Paraná. "Para enfrentar a pandemia do coronavírus, o correto é usar o dinheiro previsto no fundo eleitoral para a campanha de 2020 no SUS, repassando diretamente para os estados e municípios”, disse Romanelli.

    Ao fundão, como é chamado, estão reservados R$ 2 bilhões no orçamento. Os recursos constam na Lei Orçamentária Anual, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Esse dinheiro, segundo Romanelli, devem se somar aos R$ 5 bilhões já aprovados no Congresso Nacional e destinados ao Sistema Único de Saúde.

    O dinheiro do fundão será utilizado na campanha dos partidos nas eleições de 4 de outubro, onde serão eleitos prefeitos e vereadores. 

    Casos - O Ministério da Saúde aponta que até domingo (15) havia 200 casos em todo o país. De acordo com levantamento diário, 1.917 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal são monitoradas por suspeitas de estarem infectadas. Nenhuma morte foi registrada no Brasil desde o início da transmissão da doença.

    Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia de coronavírus. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

    O Paraná, com seis casos, ainda não registrou nenhum caso comunitário - as seis pessoas infectadas estavam em viagem no exterior. Cidades como Foz do Iguaçu e Cascavel já suspenderam as aulas, universidades federais, estaduais e particulares também suspenderam as aulas por 14 dias. A Assembleia Legislativa restringiu o acesso às galerias e suspendeu as audiências públicas por um mês. 

    Orientações - O Estado lançou uma campanha que intensifica orientações sobre os métodos de prevenção, para evitar a propagação do vírus e também para tranquilizar a população. Todo o conteúdo está disponível no site www.coronavirus.pr.gov.br.  

    Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Em caso do registro dos sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

    Além das unidades de saúde, o paciente também pode entrar em contato pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo Whatsapp (41) 3330-4414.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - 07/07/20

    Deixe seu comentário sobre: "Romanelli defende uso do fundo eleitoral no combate do coronavírus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.