MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governo e Fiocruz distribuirão 30 mil testes para novo coronavírus

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está produzindo um teste específico para diagnosticar a presença do novo coronavírus no organismo. A informação foi dada na tarde de hoje (2) no Ministério da Saúde. Nas próximas duas semanas, 10 mil testes serão distribu

Da Redação

·
(Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil)
Icone Camera Foto por Reprodução
(Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil)
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.03.2020, 04:53:00 Editado em 13.03.2020, 04:56:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está produzindo um teste específico para diagnosticar a presença do novo coronavírus no organismo. A informação foi dada na tarde de hoje (2) no Ministério da Saúde. Nas próximas duas semanas, 10 mil testes serão distribuídos em 14 estados espalhados pelo país. A ideia é acelerar o diagnóstico de maneira precisa em todo o país. No total a Fiocruz produzirá 30 mil testes.

continua após publicidade

Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão os primeiros a receber os testes. “Esses estados serão os primeiros a realizar os testes. Todos os estados serão capacitados nas próximas duas semanas e dentro de 20 dias teremos todos os laboratórios centrais do Brasil realizando o teste específico para coronavírus”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, em entrevista coletiva à imprensa.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, participou da entrevista coletiva no ministério. “Nós vamos trabalhar nessas duas semanas, ao mesmo tempo na produção dos kits e também no treinamento de todos os laboratórios. Estamos trabalhando juntos com foco no diagnóstico”. Nos últimos dias, o ministério descentralizou a gestão de dados de notificações de casos suspeitos, provocando um crescimento no número de suspeitas de coronavírus no país. Atualmente, são 433. Os dados são atualizados diariamente.

continua após publicidade

Confirmados

O Brasil continua com dois casos confirmados, ambos em São Paulo. São dois homens, um de 61 anos e o outro de 32 anos. Os dois voltaram de viagem à Itália e apresentaram febre e sintomas respiratórios. Ambos estão em isolamento domiciliar.

Atualmente, o Brasil se encontra na fase de contenção da doença, é a fase que o país toma medidas para evitar que o vírus se espalhe entre a população. Ainda não existem evidências de circulação interna do vírus, uma vez que os dois casos confirmados vieram da Itália, onde quase 2 mil pessoas têm o vírus e outras 52 morreram.

Ainda que não haja circulação interna do vírus, os representantes do Ministério da Saúde têm enfatizado a importância da população tomar as medidas de prevenção. O governo recomenda lavar as mãos com frequência e higienizá-las com álcool em gel, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e descartá-lo e também evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo e Fiocruz distribuirão 30 mil testes para novo coronavírus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!