Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Romanelli destaca concurso para 2,4 mil policiais militares no Paraná

.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, disse nesta terça-feira (03) que a contratação de 2,4 mil novos policiais militares vai reforçar a segurança nas 399 cidades do Paraná. "Os batalhões precisam desse reforço para prestar melhor serviços de segurança nas cidades do Paraná. É o que a população mais pede: reforço na segurança. Junto com outras forças policiais - em especial a Polícia Civil e as guardas municipais nos grandes e médios centros urbanos -, a segurança preventiva e as operações no combate ao tráfico e à criminalidade terão mais êxitos", disse Romanelli logo após o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinar contrato com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) para a realização do concurso.  

Romanelli lembrou que em julho de 2019, o governador autorizou o avanço na carreira dos agentes de segurança do Estado. Foram 1.455 promoções na categoria de praças policiais e bombeiros militares e 2.461 progressões para os militares que cumpriram os requisitos legais em 2018 e em 2019.

O edital do concurso, segundo nota da Agência Estadual de Notícias, será lançado em dez dias, as provas vão ocorrer no primeiro semestre em diferentes cidades e são esperadas 150 mil inscrições. Ratinho Junior destacou que o reforço é uma ação prioritária e estratégica para continuar derrubando os índices de criminalidade. Até o terceiro trimestre do ano passado, houve redução de 16,6% no número de homicídios dolosos, 10,39% no de furtos e 19,28% no de roubos, comparado ao mesmo período do ano anterior.

“É necessário repensar sempre os mecanismos e as tecnologias da área, mas não se faz segurança pública sem a presença física, sem a força e o preparo dos policiais. Damos início ao concurso para ter um contingente adequado para atender a população. Sem o apoio dos deputados na aprovação da reforma administrativa, possivelmente não teríamos condições financeiras de fazer essas contratações que são estratégicas para o bom andamento da segurança pública do Paraná”, disse o governador.

Mais concursos - Além do concurso da Polícia Militar, a Secretaria Estadual de Segurança também prevê novos concursos para a Polícia Civil e para o Departamento Penitenciário do Paraná.

Os aprovados no concurso, passarão por uma capacitação para irem às ruas ainda no primeiro semestre de 2021. “Entre março e abril do ano que vem queremos estar com esse pessoal pronto. A recomposição da parte de recursos humanos vai reajustar a presença policial nos municípios paranaenses, que precisam de um reforço de profissionais de segurança pública”, destacou o secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber