Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Paraná confirma mais 30 mortes de macacos por febre amarela

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná confirma mais 30 mortes de macacos por febre amarela
Autor Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) mostram que em janeiro deste ano 14.759 pessoas se vacinaram contra a febre amarela no Paraná (Divulgação) - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 30 novas epizootias em macacos no Paraná, somando 83 mortes de animais contaminados pelo vírus da febre amarela. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (19).

“Quando um macaco morre por febre amarela, indica que o vírus está presente naquela região. Portanto, é necessário uma atenção redobrada e a importância da vacinação deve ser reforçada para toda a população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As novas epizootias foram registradas nos municípios de Araucária (+1), Balsa Nova (+2), Lapa (+2), Piên (+1), São João do Triunfo (+2), Mallet (+6), Rio Azul (2), Campina do Simão (1), Prudentópolis (+1), Turvo (1), Antônio Olinto (+6) e São Mateus do Sul (+5). Rio Azul, Campina do Simão e Turvo ainda não tinham casos confirmados de mortes de macacos por febre amarela.

Desde o início do monitoramento, em julho de 2019, ocorreram 485 epizootias em 77 municípios. Até o momento, 83 foram confirmadas em 24 cidades, 181 estão em investigação, 170 são indeterminadas, ou seja, sem coleta de amostra para exames e 51 foram descartadas.

EPIZOOTIAS – A distribuição das 83 epizootias confirmadas no Estado é: Araucária (2), Balsa Nova (3), Lapa (7), Mandirituba (1), Piên (2), Quatro Barras (1), Rio Negro (1), Castro (12), Ipiranga (2), Palmeira (1), Piraí do Sul (2), Ponta Grossa (8), São João do Triunfo (7), Imbituva (1), Mallet (7), Rio Azul (2), Teixeira Soares (2), Campina do Simão (1), Prudentópolis (2), Turvo (1), Antônio Olinto (8), São Mateus do Sul (6), Sapopema (2) e Cândido de Abreu (2).

publicidade

CAPACITAÇÃO – A secretaria estadual da Saúde promoveu nesta semana uma capacitação sobre febre amarela relacionada ao manejo clínico da doença, ocorrência de epizootias e vacinação na 7ª e 8ª Regionais de Saúde de Francisco Beltrão e Pato Branco, respectivamente. Participaram do treinamento 160 profissionais de saúde.

VACINAÇÃO - Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) mostram que em janeiro deste ano 14.759 pessoas se vacinaram contra a febre amarela no Paraná. A maioria das doses foi aplicada em pessoas de 15 a 59 anos.

Desde 2017, o Ministério da Saúde segue a orientação de ofertar apenas uma dose da vacina de febre amarela durante toda a vida, porém, no ano passado a pasta orientou os estados para que em 2020 seja dado um reforço da vacina para crianças com quatro anos de idade, devido à diminuição na resposta imunológica da criança que é vacinada muito cedo.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline