Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Paranaenses participam do dia D de vacinação contra o sarampo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paranaenses participam do dia D de vacinação contra o sarampo
AutorFoto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu neste sábado (15), em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais, o dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. No Paraná, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos 399 municípios, abriram suas portas para atender a população.O dia de mobilização é uma estratégia de intensificação das ações de rotina para ampliar a proteção da população e interromper a circulação do vírus. 

“O dia D facilita o acesso à vacina para aquelas pessoas que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana. A fácil transmissão da doença é preocupante, por isso é fundamental garantir que o maior número de cidadão seja vacionado para que o bloqueio da circulação do vírus seja de fato efetivo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No Paraná, a campanha de vacinação contra o sarampo foi ampliada. Pessoas de 5 até 59 anos devem ser imunizadas, mas o foco principal desta etapa são os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. Neste grupo a vacinação deve ser feita de forma indiscriminada, ou seja, sem obrigatoriedade de apresentação da carteira vacinal.EM DIA - O analista de sistemas Ivan Teixeira Cardoso, de 28 anos, aproveitou o dia D para colocar em ordem a sua carteirinha de vacinação. 

“O que me motivou a vir até aqui hoje é a prevenção, fiquei sabendo que estou na faixa etária que é mais atingida pelo sarampo aqui em Curitiba, como durante a semana é complicado conseguir vir até o posto de saúde, aproveitei o dia D para tomar a vacina”.A coordenadora de Imunização do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato, que participou do dia D em Curitiba, enfatizou a importância da campanha contra o sarampo. 

“No ano anterior, trabalhamos com outras faixas etárias. Agora damos continuidade na ação vacinando a população de 5 a 59 anos no Paraná. É muito importante que o público alvo desta campanha procure as unidades de saúde para avaliar a caderneta de vacinação e se imunizar”.

publicidade

PREFEITURA
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acompanhou a ação realizada na Unidade de Saúde Vila Guíra e reforçou a necessidade de imunizar o maior número de pessoas na capital e no Estado.“AS vacinas são patrimônio cultural da humanidade na luta contra a doença. A mobilização em 15 pontos da nossa grande capital, e em todas as cidades do Paraná e do Brasil, é para alertar as pessoas para tomarem a vacina. Não queremos perder ninguém para o sarampo”.COBERTURA - A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 95%. No Paraná, a taxa de vacinação da segunda dose contra o sarampo está em cerca de 90%.“Nosso esforço para aumentar o índice de pessoas vacinadas é diário. As nossas 22 Regionais de Saúde estão articuladas para apoiar e dar todo o suporte necessário para que os municípios possam articular suas estratégias e alcançar o maior número de pessoas. Precisamos aumentar a cobertura vacinal no Estado do Paraná. Este é o desafio”, destacou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual, Maria Goretti David Lopes.CAMPANHA – Mais de 1,2 milhão de doses da vacina tríplice viral foram distribuídas aos municípios para atender a demanda da campanha. A vacina também garante proteção contra a rubéola e a caxumba. A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março.BOLETIM – O boletim epidemiológico publicado na última quinta-feira (13) revela que 850 pessoas já foram confirmadas com sarampo no Estado. Destas, 447 têm idade entre 20 e 29 anos, 219 estão na faixa de 10 a 19 anos, 94 registros entre 30 e 39 anos, 46 são pessoas na faixa de idade acima dos 40 anos e 44 pacientes confirmados com menos de 10 anos. Só em Curitiba e região metropolitana são contabilizados 765 casos confirmados, ou seja, 90% dos pacientes estão concentrados na região da capital paranaense.SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo. 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline