Saúde participa de audiência pública sobre coronavírus - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cotidiano

Saúde participa de audiência pública sobre coronavírus

Foto por
Escrito por Agência de notícias do Paraná
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Secretaria de Saúde do Paraná, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, participou nesta quinta-feira (13), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, de uma audiência pública sobre o Novo Coronavírus. O objetivo da audiência foi informar sobre as ações que o Brasil e o Paraná estão tomando e alertar de forma clara e objetiva como as pessoas podem se proteger da doença.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, participou por videoconferência. Responsável pela área que coordena as ações de controle e monitoramento no Ministério da Saúde, Oliveira apresentou o cenário epidemiológico do Brasil e do mundo e destacou o Paraná pelas ações, mobilização e preparo das suas equipes para o enfrentamento da doença.

“O Paraná está muito bem alinhado com as determinações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. A organização com relação ao enfrentamento da doença que vem sendo realizado é exemplar. O plano de contingência já foi encaminhado ao MS e está muito bem elaborado”.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Acácia Nasr, falou da importância das três esferas do governo trabalharem juntas neste momento. “É muito importante para a saúde pública que tanto o Governo Federal, quanto o estadual e municipal estejam alinhados. Nossos profissionais estão sendo capacitados, os hospitais preparados e o plano de contingência está sincronizado para combater o vírus e proteger a população”.

PREVENÇÃO – O COE (Centro de Operações em Emergências) está em alerta para as informações de prevenção que, neste momento são as mesmas indicadas para outras síndromes respiratórias, como a Influenza.

As principais medidas preventivas são: evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; lavar frequentemente as mãos, especialmente após o contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar; usar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres pratos, copos ou garrafas.

De acordo com Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina do Paraná, além dos cuidados de higiene e etiqueta respiratória, uma das formas de evitar a disseminação do vírus é a informação.

“Nenhuma ação governamental será suficiente se a informação que chega para a população não for correta, a solução para combater a doença está na participação de cada um”, disse.

Deixe seu comentário sobre: "Saúde participa de audiência pública sobre coronavírus"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.