MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Após pedido de propina para burlar sistema, prefeitura de Curitiba rescinde contrato com funerária

A funerária Cristo Rei não atende mais aos falecimentos na cidade de Curitiba. A rescisão contratual com o município foi notificada pelo Serviço Funerário Municipal e passou a valer a partir desta segunda-feira (10). O rompimento aconteceu em razão de uma

Da Redação

·
Após pedido de propina para burlar sistema, prefeitura de Curitiba rescinde contrato com funerária
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.02.2020, 18:55:00 Editado em 11.02.2020, 18:57:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A funerária Cristo Rei não atende mais aos falecimentos na cidade de Curitiba. A rescisão contratual com o município foi notificada pelo Serviço Funerário Municipal e passou a valer a partir desta segunda-feira (10). O rompimento aconteceu em razão de uma tentativa de agenciamento de um corpo, prática ilegal e passível de punição pelo sistema. 

continua após publicidade

“Abrimos um processo administrativo para apurar os fatos, seguindo o que rege a legislação do Serviço Funerário Municipal”, explicou a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias. “O sistema existe para proteger o cidadão de situações como esta”, completou.

O caso

continua após publicidade

Familiares de Deise Lu Nazário Betcher, morta no mês de julho em Curitiba, afirmam que um funcionário de funerária da capital paranaense pediu o pagamento de R$ 1,5  mil para burlar o sistema de rodízio de enterros da cidade. A mulher foi enterrada no Cemitério do Boqueirão contra a vontade da família, que foi impedida pelo serviço funerário municipal de transportar o corpo para o município de Maracajá (SC), onde mora toda a família Betcher.

O impedimento se deu pela falta de um comprovante de residência que assegurasse que ela realmente morava na cidade catarinense, antes de se tornar moradora de rua no Paraná. O caso chamou a atenção de um funcionário da Cristo Rei , que teria buscado uma compensação financeira para, ilegalmente, liberar o corpo de Deise. O contato se deu pelo telefone com o irmão de Deise, Rinaldo Neto.

continua após publicidade

Funcionamento do Serviço Funerário

Continuam disponíveis 25 concessionárias, que atuam no sistema de sorteio randômico na cidade. As funerárias escolhidas por meio de processo licitatório atendem aos sepultamentos em ordem aleatória, por um sistema eletrônico de processamento de dados. O sistema obedece o Decreto 699/2009.

Na contratação do funeral, é importante destacar que há itens obrigatórios e facultativos com valores tabelados pelo município. “Essas tabelas ficam visíveis no Serviço Funerário e os nossos servidores estão preparados para orientar as famílias”, explicou a diretora do Departamento de Serviços Especiais, Clarissa Grassi.

continua após publicidade

(Banda B)


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Após pedido de propina para burlar sistema, prefeitura de Curitiba rescinde contrato com funerária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!