Programa do Governo será apresentado em evento da ONU - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cotidiano

Programa do Governo será apresentado em evento da ONU

Foto por
Escrito por Agência Estadual de Notícias
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Programa Ruas do Paraná, que propõe a requalificação das vias urbanas dos municípios, é uma das cinco propostas selecionadas, entre as 97 concorrentes de diversas partes do mundo, para apresentação no WUF10 – Fórum Mundial de Urbanismo, nesta segunda-feira (10), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O programa propõe a requalificação de ruas com conceitos de acessibilidade, mobilidade, eficiência energética na iluminação pública, saneamento e urbanização.

A conferência é realizada pela UnoHabitat, Agência da Organização das Nações Unidas voltada à promoção do desenvolvimento urbano. A apresentação do Programa Ruas do Paraná,  do Serviço Social Autônomo  Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas,  será feita pelo analista de Desenvolvimento Municipal David Piovezan Pierin.

O Ruas do Paraná visa melhorar os projetos de infraestrutura urbana ao estabelecer padrões para o seu desenvolvimento. Entre esses parâmetros estão o uso de tecnologia de ponta na implantação de sistemas de distribuição de energia elétrica e de iluminação, para promover maior eficiência energética; a garantia de acessibilidade, com a implantação de rampas e passagens elevadas; a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, com a aplicação de pavimentos permeáveis e espaços para o ajardinamento e o escoamento natural da água da chuva; e da implantação de galerias pluviais, sistemas de drenagem e de saneamento. Há também a preocupação com a mobilidade, ao reservar espaços para o tráfego de veículos e para ciclovias.

O programa deverá ter sua plataforma de modelos e informações completa até o final do ano de 2020, o que inclui um projeto piloto com o início de sua implantação previsto para o segundo semestre.

A partir de meados de 2021, com a conclusão das análises dos resultados do projeto teste, o programa será aberto para todos os municípios do estado. O Ruas do Paraná foi inteiramente desenvolvido por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade.

EVENTO - O WUF tem como objetivos melhorar o conhecimento coletivo sobre o desenvolvimento sustentável e promover o intercâmbio das melhores práticas. Durante a edição deste ano, está previsto o lançamento de uma plataforma para facilitar o acesso a investidores a projetos de desenvolvimento urbano. Entre os participantes estão técnicos e gestores públicos e investidores de diversas regiões do mundo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Programa do Governo será apresentado em evento da ONU"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.