Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Estado mostra resultados de ações ambientais ao Banco Mundial

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Estado mostra resultados de ações ambientais ao Banco Mundial
AutorFoto: Reprodução

Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo apresentaram ao Banco Mundial os resultados de dois programas ambientais que receberam apoio financeiro da instituição. A medida busca a transparência das ações desenvolvidas.

“O empréstimo do Banco Mundial ao Estado tem como objetivo promover o acesso a oportunidades de desenvolvimento econômico e humano mais equitativas e ambientalmente sustentáveis”, explica o secretário Márcio Nunes.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

DESASTRES NATURAIS - O Programa de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres Naturais e Antrópicos tem como objetivo fortalecer o sistema de governança, tornando a base institucional mais robusta e ágil em eventuais ocorrências. Foram investidos no programa cerca de R$ 32 milhões.

O trabalho envolveu estudos, levantamentos geológicos, produção de mapas e, principalmente, a criação de estruturas preparadas pelo monitoramento e para a resposta a desastres no Paraná - tanto no nível estadual de gestão de situações catastróficas, quanto nas estruturas regionais para gestão local e resposta especializada.

LICENCIAMENTO - O Programa de Modernização do Licenciamento Ambiental possibilitou a ampliação do serviço digital do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a criação do Sistema Informações para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos (SIGARH), que tornam as solicitações de outorga de recursos hídricos 100% digital. Aproximadamente 20 milhões foram investidos no programa.

publicidade

O SGA ganhou novas funções nas áreas Industrial, de Comércio e Serviços, Agropecuário (avicultura, bovinocultura e suinocultura), Imobiliário, Postos de Combustíveis, Resíduos Sólidos industriais, urbanos e de serviços de saúde. Foram trabalhados também a migração de processos do Sistema de Inteligência Ambiental (SAI) para o SGA, descentralização do licenciamento e fiscalização dos municípios, além de capacitação dos servidores para utilização do sistema.

O SIGARH versão 1.0 traz importantes avanços como a implantação da outorga eletrônica e do Sistema de Gestão de Bacias Hidrográficas (SGBH) - funcionalidades de apoio às atividades das gerências e comitês de bacias hidrográficas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Além de apoiar o monitoramento dos recursos hídricos desenvolvidos pelo Instituto Água e Terra. “Os dois sistemas permitem maior agilidade dos processos, facilidade e transparência para os usuários”, ressalta Nunes.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline