MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Geração de empregos triplica na região

O número de vagas de emprego abertas ao longo de 2019 nas cinco principais cidades da região foi três vezes maior do que em 2018, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério da Economia. De acordo co

Da Redação

·
Foto: Sergio Rodrigo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Sergio Rodrigo
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2020, 10:56:00 Editado em 25.01.2020, 11:01:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de vagas de emprego abertas ao longo de 2019 nas cinco principais cidades da região foi três vezes maior do que em 2018, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério da Economia. De acordo com os números oficiais, o saldo de empregos nestes municípios, somados, ficou em 819 postos de trabalho com carteira assinada, contra 266 vagas preenchidas no ano anterior. Os números do Paraná também são positivos, com o Estado alcançando o melhor resultado desde 2013.

continua após publicidade

Dos cinco maiores municípios da região, apenas Faxinal registrou saldo negativo, com menos 27 postos de trabalho preenchidos em 2019 (no ano anterior haviam sido -19). Os outros quatro (Apucarana, Arapongas, Ivaiporã e Jandaia do Sul) tiveram números positivos no ano.O melhor desempenho ficou com Arapongas, quer criou 625 empregos com carteira assinada. No ano anterior, a cidade havia ficado com saldo positivo de 95 empregos. Ivaiporã aparece na sequência, com 129 vagas, ante as 116 criadas em 2018. Ela é seguida por Apucarana, com 78 novos postos de trabalho. Em comparação, a cidade havia fechado o ano anterior com saldo negativo de 362 postos de trabalho extintos. Jandaia do Sul criou 14 novos postos de trabalho. Em 2018, haviam sido 400.

O Paraná encerrou 2019 como um dos quatro Estados que mais geraram emprego no País, com saldo de 51.441 vagas abertas. Esse é o melhor índice dos últimos seis anos e representa crescimento de 24,28% em relação a 2018, que teve 41.391 novos empregos. O Caged também aponta crescimento em nível nacional no acumulado do ano, com saldo de 644.079 novos empregos, maior resultado desde 2013.

continua após publicidade

DEZEMBRO

Apesar do desempenho positivo no ano, o mês de dezembro foi de queda, com 620 postos de trabalho cortados nos cinco maiores municípios da região. Em Apucarana, foram 362 empregos a menos. Em Arapongas, 296. Faxinal fechou com menos 10 postos de trabalho. Só Ivaiporã e Jandaia do Sul registraram números positivos no mês: geração de 33 e 15 novos empregos, respectivamente.

Especialista destaca recuperação econômica

continua após publicidade

O economista Marcelo Vargas, do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), afirma que o aumento da geração de empregos é um sinal de melhora econômica. “A economia tem dado sinais de uma retomada mais consolidada e estes resultados do Caged mostram bem isso. Outro fator importante é a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. São mostras de que a situação está melhorando”.

Ainda segundo ele, esta melhora está ligada a algumas ações do governo. “Aparentemente, as medidas do Governo Federal, como a Reforma da Previdência feita recentemente, gradativamente vêm dando resultado, ainda que a passos lentos. Espera-se agora que esta retomada se fortaleça dada vez mais”, ressalta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Geração de empregos triplica na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!