Canal Brasil estreia série “Milton e o Clube da Esquina”
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um estúdio isolado, com vista cinematográfica para as bucólicas montanhas de Minas Gerais serviu de cenário para um grande reencontro: foi ali que Milton Nascimento reuniu a turma do Clube da Esquina para regravar músicas que marcaram a sua carreira. Em meio a essa jam histórica, o ator Gabriel Leone conduz um bate-papo em que Lô Borges, Márcio Borges, Ronaldo Bastos e Milton relembram histórias da época em que as canções foram gravadas.
O resultado dessa reunião, que conta ainda com convidados especias como Seu Jorge, Gal Costa, Criolo, Maria Gadú, Samuel Rosa, Iza e Ney Matogrosso, pode ser conferido nos seis episódios da série original Canal Brasil “Milton e Clube da Esquina”, que estreia no dia 31/01, às 22h30. Após a exibição na televisão, todos os episódios estarão disponíveis no Canal Brasil Play também para não-assinantes.
Com produção da Gullane, direção assinada por Vitor Mafra, argumento de Fabiano Gullane e roteiro de Danilo Gullane, Marcelo Dantas e Vitor Mafra, a atração se baseia no livro “Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges, e encerra a turnê de Bituca dedicada ao álbum duplo lançado no início da década de 1970: “Esse projeto busca trazer para o público brasileiro e mundial um pouco do talento do Milton e de todos os parceiros que foram responsáveis pelo Clube da Esquina. É uma alegria para nós da Gullane trazer esse grande projeto em parceria com o Canal Brasil; esperamos que a série possa trilhar o mesmo caminho de sucesso que as músicas trilharam” afirma Fabiano Gullane.
No episódio de estreia, Milton Nascimento recebe Seu Jorge, Samuel Rosa e Lô Borges. Da esquina em Belo Horizonte que deu nome ao grupo até as influências mundiais, Milton e Lô relembram as primeiras composições e as dificuldades, como a resistência da gravadora em investir em Lô Borges, então um garoto desconhecido. “Clube da Esquina”, “Para Lennon & McCartney” e “Clube da Esquina Nº 2” são reinterpretadas.
Criado no início dos anos de 1970, O Clube da Esquina é lembrado até hoje, mesmo com uma discografia de apenas dois álbuns, como um dos conjuntos mais revolucionários da história da música brasileira. A banda por onde passaram Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Tavito e Wagner Tiso, entre outros, compôs canções que habitam a memória afetiva dos brasileiros em uma mistura de MPB, bossa nova, rock, psicodelia e jazz de sonoridade única. “Essa série foi um projeto marcante para mim.
Principalmente pela forma como tudo foi feito, em Minas Gerais, cercado pelas montanhas de minhas tantas memórias. E onde eu tive o privilégio de receber algumas das pessoas mais importantes do meu convívio. Artistas, músicos, profissionais e técnicos dos quais tenho a mais profunda amizade e admiração. Ter tido a chance de vivenciar todos aqueles amigos reunidos no lugar onde tudo começou, dividindo a mesma casa durante os vários dias de gravação e, o mais bonito de tudo isso, com um único objetivo: cantar e contar as canções do Clube da Esquina”, conta Milton Nascimento.
A atração completa as comemorações de aniversário do disco dublo Clube da Esquina, que, em 2019, ganhou turnê pelo Brasil e por nove países, com lotação esgotada. Os álbuns são um marco na história da MPB e Milton Nascimento decidiu fazer uma homenagem em grande estilo, com um projeto especial inteiramente dedicado ao Clube da Esquina.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline