MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Trudeau cobra presença canadense em investigação sobre queda de avião

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse ter conversado, por telefone, com o presidente do Irã, Hasan Rohani, na manhã de hoje (11). Trudeau disse que classificou a admissão, pelo governo iraniano, de que um míssil lançado pelo país atingiu o

Da Redação

·
Trudeau cobra presença canadense em investigação sobre queda de avião
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.01.2020, 18:57:00 Editado em 11.01.2020, 18:59:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse ter conversado, por telefone, com o presidente do Irã, Hasan Rohani, na manhã de hoje (11). Trudeau disse que classificou a admissão, pelo governo iraniano, de que um míssil lançado pelo país atingiu o Boeing 737 da companhia Ukraine Airlines, como um primeiro passo importante “para dar respostas às famílias” das 176 vítimas do abate do avião, das quais 57 eram canadenses.

continua após publicidade

Em Ottawa, Trudeau contou a jornalistas que também disse ao presidente iraniano que “é absolutamente necessário que o Canadá participe da investigação” sobre o incidente, ocorrido na última quarta-feira (8), pouco após a aeronave que fazia o voo PS 752 da companhia aérea ucraniana decolar do Aeroporto Imam Khomeini, em Teerã.

“O Canadá e o mundo ainda tem muitas perguntas”, disse o primeiro-ministro canadense aos jornalistas, referindo-se aos motivos para que o Irã derrubasse um avião civil ucraniano que transportava civis de diversas nacionalidades.

continua após publicidade

Esta manhã, ao confirmar que mísseis lançados de um centro militar iraniano atingiram a aeronave, o presidente Hassan Rouhani afirmou que o Irã “lamenta profundamente” a ocorrência do que classificou como “uma grande tragédia e um erro imperdoável”. 

Segundo Rouhani, o avião da Ukraine Airlines teria sido confundido com um míssil, em um “lamentável erro humano”, cometido em meio às tensões com os Estados Unidos. “Nestas condições, devido a um erro humano e de uma forma não intencional, o avião foi atingido”, afirmou o mandatário iraniano.

Antes mesmo da tragédia com o Boeing 737, várias companhias aéreas, como a Emirates, a Lufthansa, a Air France e a Quantas, tinham decidido redirecionar parte de seus voos a fim de evitar sobrevoos sobre o espaço aéreo do Irã e do Iraque em decorrência da crescente tensão no Oriente Médio – resultado do ataque dos Estados Unidos que resultou na morte do general iraniano Qassem Soleimani, líder da Força AI Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária iraniana, e segundo homem mais poderoso do país.

continua após publicidade

Edição: Fábio Massalli
 Tags: PRIMEIRO-MINISTRO DO CANADÁJUSTIN TRUDEAUAVIÃOQUEDA DE AVIÃOIRÃQUEDA DE AVIÃO NO IRÃ

DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Trudeau cobra presença canadense em investigação sobre queda de avião"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!