Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Presidente destaca o diálogo como marco da Comissão de Educação em 2019

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Presidente destaca o diálogo como marco da Comissão de Educação em 2019
AutorFoto: Reprodução

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná construiu em 2019 um papel conciliador. Os parlamentares tiveram a missão de trabalhar em suas reuniões como ponte para as discussões entre o governo estadual, por meio da Secretária de Estado da Educação, e a APP-Sindicato, que representa servidores da classe. É o que destaca o presidente do grupo de trabalho, deputado Hussein Bakri (PSD).

Foi neste debate equilibrado que a Comissão focou sua atuação em 2019. “Mais do que emitir pareceres e aprovar projetos, a Comissão fez ao longo deste ano um trabalho contínuo de diálogo com todos os atores da Educação. Por diversas vezes, reunimos representantes da Secretaria com professores, diretores e membros da APP-Sindicato para podermos chegar a um denominador comum em várias questões”, avalia Bakri, que também é líder do governo na Assembleia.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Entre os temas discutidos, o presidente do grupo de trabalho destaca encontros com representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e da APP-Sindicato para debater o possível fechamento de escolas e a prorrogação dos mandatos dos atuais diretores de escolas da Rede Estadual de Educação Básica por mais um ano. O projeto de lei 788/2019, que trata da prorrogação dos mandatos, foi aprovado pelos membros da Comissão e pelos deputados em Plenário.

Sobre o fechamento de escolas, também em reunião ficou acordado que os colégios envolvidos na questão continuarão abertos ao longo do ano letivo de 2020 e manterão as matrículas para as séries já existentes atualmente. “Destaco o bom entendimento pela continuidade de funcionamento de 15 escolas estaduais e também a manutenção das regras atuais para a contratação de professores temporários para 2020. Esse será sempre o nosso papel como presidente da Comissão de Educação e líder do Governo: construir pontes em prol dos paranaenses”, comenta o parlamentar.

Além disso, a Comissão se reuniu no primeiro semestre com o secretário da Educação, Renato Feder, e professores, para ouvir demandas da categoria, além de se encontrar com reitores das universidades estaduais paranaenses para discutir as reivindicações do grupo.

publicidade

Projetos – Neste ano, a Comissão realizou 16 reuniões dentro da Assembleia e outras 14 externas, além de discutir sete projetos de lei, sendo seis aprovados. Entre os projetos de destaque analisados e aprovados pela Comissão está o 726/2019, de autoria do Poder Executivo, que institui no âmbito da Secretaria de Estado de Educação e do Esporte, o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo.

Também foi aprovado o projeto 365/2019, de autoria do deputado Emerson Bacil (PSL), que estabelece Diretrizes de Acompanhamento Psicológico Escolar nas Redes Públicas de Ensino Fundamental e Médio no âmbito do Estado do Paraná.

Audiências – No primeiro semestre, a Comissão realizou duas audiências públicas. Uma tratou da jornada de trabalho de pedagogos da rede estadual de ensino determinada pela resolução 02/2019, da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que regulamenta a distribuição de aulas e funções aos professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), do Quadro Único de Pessoal (QUP) e aos professores contratados em Regime Especial nas Instituições Estaduais de Ensino do Paraná.

publicidade

Em outra, ouviu cidadãos de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sobre o déficit de vagas em escolas estaduais e a falta de transporte escolar no município.

Além de Bakri, ainda fazem parte da Comissão os deputados Alexandre Amaro (Republicanos), vice-presidente, Luiz Fernando Guerra (PSL), Maria Victoria (PP), Professor Lemos (PT), Rodrigo Estacho (PV) e Tiago Amaral (PSB).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline