MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pan de Lima atualiza quadro de medalhas após casos de doping; Brasil segue em 2º

A Panam Sports, organizadora dos Jogos Pan-Americanos, publicou um comunicado nesta sexta-feira para informar que, depois de um longo processo de análise, alterou o quadro de medalhas do Pan de Lima em razão dos casos de doping envolvendo atletas que disp

Da Redação

·
Pan de Lima atualiza quadro de medalhas após casos de doping; Brasil segue em 2º
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.12.2019, 15:10:00 Editado em 27.12.2019, 15:13:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Panam Sports, organizadora dos Jogos Pan-Americanos, publicou um comunicado nesta sexta-feira para informar que, depois de um longo processo de análise, alterou o quadro de medalhas do Pan de Lima em razão dos casos de doping envolvendo atletas que disputaram a competição, em julho e agosto deste ano, no Peru.

continua após publicidade

O Brasil perdeu três medalhas ao todo. Mesmo assim, continua na segunda colocação geral com 168 pódios, a melhor campanha do País na história do Pan. Os Estados Unidos terminaram a competição na liderança do quadro geral, com 293 pódios.

As medalhas retiradas do Brasil foram o ouro de Rafaela Silva, na categoria até 57kg do judô, a prata de Andressa de Morais, no lançamento de disco do atletismo, e o bronze da equipe masculina de velocidade no ciclismo pista em razão do doping de Kacio Freitas.

continua após publicidade

Os países que mais se beneficiaram com os casos de doping foram a Argentina, que subiu do sexto para o quinto lugar no novo ranking, e a República Dominicana, que saltou do 10.º para o nono lugar. O Peru, país-sede do Pan, ganhou dois bronzes, mas não subiu no quadro geral e se manteve no 11.º posto geral, com 41 medalhas.

A Comissão Disciplinar da Panam Sports foi responsável pelas mudanças, que foram aprovadas durante uma reunião do Comitê Executivo realizada em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, na semana passada.

"Fomos muito cuidadosos com a questão do doping nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, respeitando todos os protocolos e processos correspondentes. Após a reunião do Comitê Executivo, aprovamos oficialmente as decisões da Comissão Disciplinar e as desclassificações dos atletas envolvidos, o que gerou as mudanças que estamos relatando hoje. Com isso, fechamos oficialmente o quadro de medalhas dos nossos Jogos", declarou o secretário-geral de Esportes da Panam, Ivar Sisniega.

Segundo a Panam Sports, houve 15 casos positivos de doping nos Jogos Pan-Americanos de Lima de um total de 1.905 amostras colhidas dos atletas durante a competição. O Brasil não perdeu as vagas olímpicas para Tóquio-2020.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pan de Lima atualiza quadro de medalhas após casos de doping; Brasil segue em 2º"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!