Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Águas das praias paranaenses se mantêm próprias para banho

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Águas das praias paranaenses se mantêm próprias para banho
AutorFoto: Reprodução

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta-feira (27) o segundo boletim de balneabilidade das praias paranaenses. Dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, apenas a Ponta da Pita, em Antonina, continua impróprio para banho. No Interior, todos os locais analisados estão próprios.

Segundo a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves, a qualidade das águas se mantém por conta do grande investimento em saneamento. “O Estado investiu, aproximadamente, R$ 45 milhões em ações de saneamento no Litoral. E essas ações ajudam a prevenir que o esgoto seja lançado para galerias de águas pluviais e não contamine a água do mar”, afirma.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Anualmente, técnicos do IAP monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos, que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, como gastrointestinais, vômitos e diarreias. 

De acordo com a diretora do IAP, o trabalho de educação ambiental que o Estado desenvolve também auxilia na manutenção das praias limpas. “As ações de educação ambiental têm como objetivo conscientizar a população nos cuidados com as praias, principalmente para evitar que o lixo seja descartado de forma irregular”.

publicidade

MONITORAMENTO - São 49 pontos de toda a orla no Litoral monitorados pelo IAP, sendo 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. Além disso, o boletim aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. No boletim, eles estão destacados em letras maiúsculas.

INTERIOR - No interior do Estado são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO – Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho.

publicidade

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline