MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Até 31/12, parte do IR pode ser destinada a projetos sociais

Os contribuintes pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido a projetos sociais. As novas regras foram definidas no atual exercício e as contribuições podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro, para serem deduzidas em 2020. Para a

Da Redação

·
Imagem ilustrativa (Divulgação/MPPR)
Icone Camera Foto por Reprodução
Imagem ilustrativa (Divulgação/MPPR)
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2019, 06:08:00 Editado em 13.12.2019, 06:13:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os contribuintes pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido a projetos sociais. As novas regras foram definidas no atual exercício e as contribuições podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro, para serem deduzidas em 2020. Para as pessoas jurídicas, o limite é de 1% sobre a renda, com base no lucro real.

continua após publicidade

A verba pode ser direcionada aos Conselhos (municipais, estaduais ou nacional) dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Conselhos do Idoso. Também estão entre os possíveis beneficiários projetos culturais (com destinação ao Fundo Nacional de Cultura ou diretamente a projetos enquadrados nos objetivos do Programa Nacional de Apoio à Cultura) e programas de incentivo à atividade audiovisual e ao desporto (em projetos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte).

A destinação dessa porcentagem do IR não representa nenhum gasto extra da parte do contribuinte. Basta fazer a doação, até o dia 31 de dezembro, de uma quantia dentro da porcentagem máxima do IR permitida e incluir o recibo na declaração. O valor será então deduzido do imposto devido. Ou seja, o percentual doado deixa de ser recolhido ao caixa da União e é diretamente destinado ao conselho, projeto ou programa escolhidos pelo contribuinte. 

continua após publicidade

Também é possível indicar essa destinação no momento da declaração do IR de pessoa física – nesse caso, entretanto, a porcentagem máxima permitida cai. Pessoas jurídicas não podem fazer a destinação na própria declaração, apenas a dedução de doação prévia, realizada até o dia 31 de dezembro deste ano.

Apoio à criança – O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, do Ministério Público do Paraná, ressalta a necessidade de conscientização da sociedade para a importância de destinar parte do imposto devido diretamente a projetos que assegurem as garantias de crianças e adolescentes. É um modo pelo qual a lei autoriza a permanência dos valores nas políticas públicas de proteção à infância e à juventude e permite que o contribuinte, sabendo a destinação de seu imposto devido, fiscalize a correta aplicação dos recursos.

Idosos – Também podem ser beneficiários das doações os Conselhos (Nacional, Estadual ou Municipais) dos Direitos do Idoso. No caso do Conselho Estadual (Cedi), as informações sobre como são aplicadas as doações, quem pode doar e como doar ao Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (Fipar) estão disponíveis no site do Cedi. Em relação ao Município de Curitiba, a doação pode ser feita ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) ou diretamente a um projeto voltado à proteção dos direitos do idoso. As informações sobre como fazer doações em outros municípios podem ser verificadas junto aos respectivos conselhos municipais.

*Informações do Ministério Público do Paraná (MPPR)

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Até 31/12, parte do IR pode ser destinada a projetos sociais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!