Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Símbolo de atendimento preferencial deve respeitar os idosos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Símbolo de atendimento preferencial deve respeitar os idosos
Autor Foto: Reprodução

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) é autor do projeto de lei 805/2019 que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná e determina que o símbolo utilizado para identificação preferencial não pode ser pejorativo nem nivelar todos maiores de 60 anos como sendo cidadãos frágeis. Para o parlamentar é constrangedor para os idosos encontrar placas públicas que o tratem como um incapaz. “Apesar de ainda haver desrespeito a lugares reservados e às filas de atendimento prioritário, quase todo mundo sabe identificar o bonequinho com uma bengala na mão e simulando uma dor nas costas, que pretende representar os idosos”, destacou o deputado Guerra.

Para Luiz Fernando Guerra, a imagem não retrata a população idosa contemporânea que é mais ativa. As pessoas chegam à chamada melhor idade e conquistam direitos por merecimento e não devem ser tratadas como inválidas.  Com esse projeto, pretendemos ajudar na percepção das pessoas. É uma mudança simples, mas que pode ter um grande efeito, inclusive, didático e pedagógico”, explicou o deputado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O projeto de lei do deputado sugere que a identificação dos idosos exposta junto aos assentos reservados no transporte público e em caixas de banco, agências lotéricas, farmácias e supermercados, por exemplo, seja expressa por um pictograma baseado objetivamente na idade mínima de 60 ou 80 anos, e não mais com a figura arcada sobre uma bengala, atualmente empregada na comunicação visual para identificar esse grupo.

“Ao invés de um velhinho , com as mãos nas costas e se apoiando numa bengala,  entendemos que o ideal seria uma identificação digna, porque a lei que estabeleceu o atendimento preferencial é para protegê-los e não para incorrer no fortalecimento de juízos constrangedores e preconceituosos”, destaca o deputado na justificativa do projeto que será votado pela Assembleia Legislativa do Paraná, “Entendo necessária a atualização do símbolo identificador com uma marca visual desprovida de juízo de valor”, concluiu o deputado Luiz Fernando Guerra.

Novo desenho - Um movimento na internet, contrário ao pictograma com a bengala para os idosos, iniciou uma campanha para modificar essa imagem. A empreitada coletiva acabou com a elaboração de um novo desenho, uma figura mais altiva, ao lado da inscrição “60+”. A nova imagem foi divulgada em 1º de outubro de 2016, quando se comemora o “Dia do idoso”, e apresentada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline