Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Governo firma parceria para prevenção e combate a cibercrimes

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Governo firma parceria para prevenção e combate a cibercrimes
Autor Foto: Reprodução

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, assina nesta quinta-feira (12) termo de cooperação técnica coma SaferNet Brasil para fortalecer as ações da Força-Tarefa Infância Segura na prevenção e combate aos cibercrimes, por meio da mobilização, sensibilização, educação e promoção do uso ético e cidadão da internet, especialmente entre as crianças e adolescentes. A parceria prevê ainda a formação de educadores, pais, alunos, operadores do direito e atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A parceria entre a Força-Tarefa Infância Segura e a Safernet Brasil será firmada às 15 horas, no Espaço Fani Lerner, localizado no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O foco é elaborar e reforçar orientações para crianças, adolescentes, pais e educadores que estejam enfrentando dificuldades e situações de violência em ambientes digitais, a exemplo dos casos de intimidação, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“A presente cooperação técnica dá efetividade ao Pacto Infância Segura, assinado em fevereiro de 2019, especialmente no que se refere à Ação 05, para Prevenção a Crimes Sexuais Cibernéticos Contra a Criança e o Adolescente, e também à Ação 09, de capacitação interdisciplinar continuada de profissionais do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente”, explica Leprevost.

De acordo com Felipe Hayashi, chefe do Departamento de Justiça e responsável por articular a cooperação com a SaferNet, a violência praticada por meios virtuais tem se tornado cada vez mais frequente na era digital, como a discriminação e a intimidação online, a pornografia de vingança, o aliciamento e abuso sexual e extorsão. “Pretendemos trazer conhecimento técnico aos profissionais para que atuem como torres de vigia na prevenção desses males. A parceria está alinhada com as ações da Força-Tarefa Infância Segura e o do Programa Reconecte, com ampla abrangência no Paraná”.

SAFERNET - A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional e sem fins lucrativos. Referência no País no enfrentamento aos crimes e violações aos direitos humanos na internet, tem se fortalecido institucionalmente nos planos nacional e internacional pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

publicidade

A SaferNet integra um time de parceiros que atuam para aumentar a segurança na internet, entre eles Google; Facebook; Vivo; Twitter, Ministério Público Federal; Ministério dos Direitos Humanos; Polícia Federal e organizações internacionais como a Unicef, entre outros.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline