Comissão aprova mudança na legislação de licenciamento para comercialização de pássaros - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    Comissão aprova mudança na legislação de licenciamento para comercialização de pássaros

    Foto por
    Escrito por Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Os deputados que compõe a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, aprovaram em encontro realizado nesta segunda-feira (02), parecer favorável ao projeto de Lei 817/2019 que altera o artigo 2º da lei nº 19.745 de 11 de dezembro de 2018. A intenção da proposta, que tem autoria dos deputados Francisco Bührer (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Tercílio Turini (PPS), Cobra Repórter (PSD) e Hussein Bakri (PSD), é a correção no texto atual da lei evitando interpretações dúbias sobre o processo de licenciamento de criadouros comerciais e estabelecimentos comerciais de pássaros da fauna nativa. A interpretação dúbia se dava visto que aos criadores amadoristas é assegurado o cadastramento junto aos órgãos ambientais competentes, já aos criadores comerciais e estabelecimentos comerciais, é obrigatório o licenciamento. “Havia uma dificuldade na interpretação da lei e estamos apenas deixando claro a obrigatoriedade do licenciamento para aqueles que comercializam os pássaros”, disse o deputado Tercílio Turini.

    A ex-deputada Rosane Ferreira, também participou da reunião e cobrou dos integrantes da Comissão, providências com o rio Iguaçu. “Nós temos ele nascendo aqui em São José dos Pinhais, ele atravessa o nosso Paraná inteiro e nos presenteia com as cataratas lá em Foz do Iguaçu. É Preciso atenção para que possamos preservar cada vez mais esta beleza do nosso Estado”, disse Rosane. A ex-deputada também lembrou da maior tragédia ambiental da cidade de Araucária, ocorrida em 2010, quando quatro milhões de litros de óleo acabaram vazando para o rio durante uma operação de transferência de petróleo do terminal marítimo de São Francisco do Sul (SC) para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). A intenção é cobrar para que a multa imposta pela Justiça, seja investida na recuperação da mata ciliar.

    Ainda no encontro desta segunda-feira os deputados tiveram uma exposição sobre o tema; Inventário do Patrimônio Geológico do Paraná: um dos pilares para o desenvolvimento sustentável, feito pelo professore do departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa Dr. Gilson Burigo, e também Jean Carlos Vargas, Geólogo da Geodiversidade Soluções Geológicas Ltda.

    Participaram do encontro os deputados; Goura (PDT); Evandro Araújo (PSC); Alexandre Amaro (Republicanos); Delegado Fernando Martins (PSL); Delegado Recalcatti (PSD) e Tercílio Turini (PPS).

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Como reestruturar e garantir a sobrevivência do meu negócio?

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão aprova mudança na legislação de licenciamento para comercialização de pássaros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.