Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    Paraná recebe Frente engajada na defesa da soberania nacional

    Foto por
    Escrito por Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    A Assembleia Legislativa do Paraná sediou na noite desta segunda-feira (02), no Plenário da Casa, uma audiência pública para promover o lançamento da Frente Popular e Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional, que tem entre seus objetivos discutir as necessidades de articulação e organização para garantir a soberania nacional, enfrentando o que é considerado pelos organizadores um desmonte do patrimônio brasileiro. Geração de empregos e renda, defesa de empresas públicas e diminuição da desigualdade social também estiveram entre os temas discutidos. 

    Nacionalmente, o grupo é uma iniciativa do deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) e presidido pela senadora Zenaide Maia (PROS-RN). No Paraná, o propositor da Frente é do deputado Tadeu Veneri (PT) ao lado de outros parlamentares. A Frente foi estabelecida em setembro deste ano e está percorrendo o Brasil. O grupo foi criado com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira no debate amplo, democrático e plural sobre o país.

    O encontro no Paraná contou com a participação de deputados estaduais, representantes das centrais sindicais e do ex-governador e ex-senador Roberto Requião. Ele, que é presidente de honra e coordenador nacional do grupo, lembrou a importância do trabalho para a defesa da soberania e o desenvolvimento nacional. “Estamos assistindo a um processo de desvalorização do trabalho no Brasil, com a eliminação de direitos e o fim da previdência social”, avaliou.  

    Segundo Tadeu Veneri, o Brasil assiste a um desmonte de tudo o que foi construído nos últimos 70 anos.  “No momento em que as políticas sociais são desmontadas e o nosso patrimônio nacional está sendo liquidado, nada mais oportuno do que juntar lideranças políticas, centrais sindicais e movimentos sociais para defender nossa soberania que, junto como o estado democrático de direito, está sendo atacada”, disse Veneri.

    Repercussão – O deputado Goura (PDT) lembrou a importância de usar o momento para defender um projeto de nação. “Reafirmamos nosso compromisso com a democracia”, disse. Já Requião Filho (MDB) comentou que a audiência demonstra a preocupação dos parlamentares paranaenses com o Brasil. O deputado Arilson Chiorato (PT) concordou. Ele destacou que tudo o que acontece no Brasil tem reflexos no Paraná.

    Para a deputada Luciana Rafagnin (PT), este é um momento importante para se discutir o futuro do país. “Precisamos de políticas públicas que gerem emprego e renda, combatendo a desigualdade social”, afirmou. O deputado Professor Lemos (PT) destacou a importância de proteção ao interesse público. “As empresas públicas são estratégicas para o Brasil. O que é público é do povo”, finalizou.

    A audiência contou ainda com a participação de representantes da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), da Força Sindical do Paraná, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), da Federação Única dos Petroleiros, da Central dos Trabalhadores Brasileiro, da União Geral dos Trabalhadores, além de partidos políticos como PSOL e PCdoB.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    A luta das mulheres por direitos no Brasil, com Aline Rocha e Gabriela Sacchelli

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná recebe Frente engajada na defesa da soberania nacional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.