Cotidiano

Deputado reivindica operações policiais em Foz do Iguaçu nos feriados

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Deputado reivindica operações policiais em Foz do Iguaçu nos feriados
Deputado reivindica operações policiais em Foz do Iguaçu nos feriados

Por proposição do deputado estadual Soldado Fruet (PROS), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na terça-feira (12) o envio de expediente ao secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, solicitando a realização de operações policiais na região de Foz do Iguaçu durante os feriados nacionais.

continua após publicidade

Segundo o Soldado Fruet, o motivo do requerimento é que o município do Oeste recebe milhares de visitantes nestas datas, ocasionando um aumento da demanda policial. "O objetivo destas operações é intensificar as ações policiais na fronteira visando coibir os crimes típicos da região, como tráfico de drogas e armas, contrabando e descaminho”, explica o deputado, ressaltando que um efetivo maior nas ruas aumenta a sensação de segurança tanto aos moradores quanto aos visitantes.

Mais de um milhão de turistas devem visitar Foz do Iguaçu somente no período de novembro de 2019 a janeiro de 2020, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. A administração do Parque Nacional do Iguaçu prevê que as Cataratas do Iguaçu, um dos principais pontos turísticos da cidade, atinjam o recorde histórico de 2 milhões de visitantes até o final do ano.

continua após publicidade

Voos - De acordo com a Infraero, a expectativa é que o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu feche o ano com movimento de 2,5 milhões de passageiros. O terminal tem voos diretos e diários para Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Guarulhos, Congonhas e Campinas (SP), além do voo internacional para Lima, no Peru. Só em novembro, quando começa a alta temporada, estão programados 1.271 pousos e decolagens em Foz. A partir de 15 de dezembro, o aeroporto contará com três voos semanais para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Em janeiro, passarão a ser ofertados dois voos por semana para Santiago, no Chile. 

“Com as obras de ampliação da pista, que já está sendo licitada, o aeroporto poderá receber aviões de grande porte, permitindo ligações diretas com a América Latina, Europa e Estados Unidos”, aponta o Soldado Fruet. “Este investimento vai ampliar muito o potencial de atração de turistas e movimentar toda a economia de Foz do Iguaçu e dos países vizinhos, por isso nossa preocupação em reforçar a segurança pública”, considera o deputado, que é presidente da Comissão de Turismo e integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia.