México ofereceu asilo político ao ex-presidente Evo Morales, que renunciou à presidência da Bolívia neste domingo (10/11/2019). A embaixada mexicana em La Paz deu abrigo a funcionários e parlamentares alinhados ao governo de Evo nos últimos dias, informou o chanceler mexicano Marcelo Ebrard.
“O México, conforme sua tradição de asilo e não intervenção, recebeu 20 personalidades do Executivo e do Legislativo da Bolívia na residência oficial em La Paz, de modo que ofereceríamos asilo também a Evo Morales”, escreveu Ebrard em conta no Twitter.
Em uma mensagem anterior, Ebrard denunciou que na Bolívia “há uma operação militar em curso” e classificou o ocorrido de “golpe”.
Na manhã de domingo, Evo havia anunciado que convocaria novas eleições. Mas, no fim da tarde, menos de uma hora depois de ele perder o apoio das Forças Armadas, comunicou a renúncia.
“Eu me demiti do cargo de presidente para que não continuem perseguindo os líderes sociais. Não queremos confrontos”, afirmou Evo, ao dizer que pretendia, com o ato, a “pacificação” e a “volta da paz social” ao país.
Deixe seu comentário sobre: " México oferece asilo político para Evo Morales após renunciar presidência da Bolívia"