Cotidiano

México oferece asilo político para Evo Morales após renunciar presidência da Bolívia

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia   México oferece asilo político para Evo Morales após renunciar presidência da Bolívia
México oferece asilo político para Evo Morales após renunciar presidência da Bolívia

México ofereceu asilo político ao ex-presidente Evo Morales, que renunciou à presidência da Bolívia neste domingo (10/11/2019). A embaixada mexicana em La Paz deu abrigo a funcionários e parlamentares alinhados ao governo de Evo nos últimos dias, informou o chanceler mexicano Marcelo Ebrard.

continua após publicidade

“O México, conforme sua tradição de asilo e não intervenção, recebeu 20 personalidades do Executivo e do Legislativo da Bolívia na residência oficial em La Paz, de modo que ofereceríamos asilo também a Evo Morales”, escreveu Ebrard em conta no Twitter.

Em uma mensagem anterior, Ebrard denunciou que na Bolívia “há uma operação militar em curso” e classificou o ocorrido de “golpe”.

continua após publicidade

Na manhã de domingo, Evo havia anunciado que convocaria novas eleições. Mas, no fim da tarde, menos de uma hora depois de ele perder o apoio das Forças Armadas, comunicou a renúncia.

“Eu me demiti do cargo de presidente para que não continuem perseguindo os líderes sociais. Não queremos confrontos”, afirmou Evo, ao dizer que pretendia, com o ato, a “pacificação” e a “volta da paz social” ao país.

Tags relacionadas: #Bolívia #Evo Morales #México